Bandeira tarifária da energia elétrica será verde em setembro

O crescimento do consumo de energia no Estado até julho/2016 é de 5%


Redes de transmissão

Redes de transmissão Foto: www.alcir61.net/

Em setembro, pelo sexto mês consecutivo, a Eletrobras Distribuição Piauí vai utilizar a bandeira verde nas tarifas aplicadas nas faturas de energia que significa que não haverá custo adicional a ser pago pelos consumidores.

Havia uma expectativa no setor elétrico de que a bandeira pudesse passar para amarela. Contudo, após a avaliação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dos dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a bandeira foi mantida no cenário verde, considerando o resultado positivo do período úmido e a ampliação da disponibilidade de energia, com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.

O crescimento do consumo de energia no Estado até julho/2016 é de 5%. No mesmo período, a região nordeste apresentou queda no consumo de energia em 2% e, no Brasil, a recuo no consumo foi de 1,7%.

A partir de setembro, quando se registram as temperaturas mais elevadas do ano, no período conhecido como B-R-O-BRÓ, a média de crescimento do consumo é de 6%.

O gerente de Faturamento, Glauco Rodrigues, destaca que o consumidor tem papel importante na definição das bandeiras. “O uso racional de energia pode contribuir com a manutenção do cenário verde, já que reduz a demanda por energia no país e a necessidade do acionamento de usinas termelétricas, com custos de geração mais elevados”, finalizou.

Fonte: Raimundo Andrade

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: