Arte e Cultura

Banda 16 de Agosto comemora 50 anos em concerto neste domingo (16)

Apresentação acontece no Palácio da Música e é gratuita

Quinta - 13/09/2018 às 19:09



Foto: Ascom Banda 16 de agosto
Banda 16 de agosto

No dia 11 de setembro de 2018 a Banda 16 de Agosto comemora, exatamente, 50 anos de estrada. Nada como comemorar o cinquentenário dentro no projeto Concertos Matinais, neste domingo, dia 16 de setembro, bem pertinho da data, às 11h com entrada franca, no Palácio da Música de Teresina.

Criada em 11 de setembro de 1968, com um efetivo de 17 músicos, teve como seu primeiro regente o mestre de banda e militar aposentado da PMPI, o Sr. Jorge Tavares da Silva. Já representou o Estado do Piauí em 1977, no Concurso Nacional de Bandas de Música na cidade do Rio de Janeiro, organizado pele Rede Globo de Televisão e a FUNARTE. Em 1978, representou novamente o Piauí, dessa vez, na cidade de Belém-PA, em outro festival organizado pele FUNARTE.

Em 2008, com a aquisição dos novos instrumentos, a banda passa a ter uma instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, dos metais e da percussão representados na sua integridade. Atualmente, conta com aproximadamente 65 integrantes, músicos profissionais de todas as idades, com carreiras consolidadas na música local. Tem mostrado seu trabalho em festas cívicas, em solenidades e em eventos para a comunidade.

O Concertos Matinais é um projeto que ocorre sempre aos domingos, com entrada franca, no Palácio da Música de Teresina, instituição mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Tem como objetivo, levar apresentações musicais de qualidade à população gratuitamente. A casa fica localizada no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: