Geral

Bancos ficam fechados nesta segunda (28) mesmo com liminar do STF que proíbe feriado

Fonte: Redação | Editor: Alinny Maria 27/08/2017 12:09
Filas de bancos Filas de bancosFoto: Reprodução/google

Mesmo após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, t er concedido liminar que suspende o feriado do Dia do Bancário , o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéia Passos, garantiu que os bancos não terão funcionamento nesta segunda-feira (28), data em que se comemora o Dia do Bancário.

Segundo Arimatéia Passos, o Sindicato não foi notificado oficialmente sobre a decisão e em razão disso o feriado será mantido no Piauí.

O presidente disse ainda, que os bancos, tanto públicos como privados, já haviam definido a programação para abertura das agências somente na terça-feira (29).

Segundo a assessoria de Comunicação do Sindicato dos Bancários no Piauí, na segunda-feira, 28, às 9h, na praça Rio Branco, acontece um ato político da direção do sindicato.

SOBRE A DATA - O dia 28 de agosto foi escolhido por ser uma data marcante para os bancários de todo o país, já que foi nesta data no ano de 1951 que os bancários de São Paulo decretaram, em assembleia geral, uma greve de 69 dias, enfrentando a repressão do antigo DOPS e a pressão de outros sindicatos da categoria por não concordarem com uma contraproposta dos patrões, considerada como gorjeta, uma vez que os trabalhadores bancários reivindicavam 40% de reajuste, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço, enquanto os banqueiros excluíram os dois últimos e ofereceram apenas o reajuste com base nos índices oficiais do custo de vida. Depois de muita luta, no dia 5 de novembro de 1951, a Justiça concedeu um reajuste de 31%, colocando um fim à paralisação.

Comentários