Banco do Brasil terá atendimento pelo WhatsApp ainda em 2018

Banco anunciou início de transações bancárias pelo Facebook e adiantou que parceria vai se estender ao aplicativo de mensagens.


Whatsapp

Whatsapp Foto: Olhar Digital

O Banco do Brasil terá alguma forma de atendimento ao cliente via WhatsApp ainda no primeiro semestre de 2018, afirmou um executivo da instituição financeira nesta quinta-feira (22). O aplicativo é o serviço de bate-papo mais popular no Brasil e um dos serviços conectados mais usados em smartphones.

“A parceria vai sair muito rápido. Eu estou falando que provavelmente ainda no primeiro semestre vai ter alguma coisa com o WhatsApp", afirmou o diretor de novos negócios Marcos Antônio Ascoli Mastroeni.

O executivo adiantou a novidade durante o evento em que o banco anunciou uma parceria com o Facebook, dono do WhatsApp. O BB permitirá que seus clientes façam transações bancárias pelo Messenger, outro serviço de bate-papo da rede social.

Inteligência artificial

Ainda em fase de testes, o serviço será liberado em breve. Com ele, será possível consultar o extrato da conta corrente ou checar a fatura do cartão de crédito sem abrir o aplicativo ou o site do banco.

Bastará enviar algumas mensagens para o robô do Banco do Brasil dentro do Messenger. A interface por trás dessa aplicação é o Watson, da IBM. O sistema de inteligência cognitiva é responsável por entender o pedido escrito pelo cliente no app do Facebook, de modo que o banco entenda que tipo de informação deve mostrar.

“O banco não quer ser um entrave. Antes, quando você pensava em consultar seu banco, tinha aquilo de, 'preciso passar na minha agência'. Hoje, você acha um absurdo passar na agência para algumas coisas. Pode ser que daqui a cinco anos você fale, 'não acredito que eu abria o app para fazer isso’.”, explicou Mastroeni.

O relacionamento do Watson começou em fevereiro do ano passado, quando a plataforma passou a ser a interface de atendimento via chat do site do BB. Em agosto, passou a falar com clientes pelo Messenger, mas até agora só tirava dúvidas sobre serviços.

'WhatsApp for Tudo'

“O que a gente está fazendo é que ela [a plataforma] possa ser utilizada no LinkedIn, no Google e em qualquer outra rede social, em qualquer ambiente em que você esteja possa interagir com o banco”, afirmou Mastroeni. Ele explicou que o serviço do Google que pode ser integrado ao BB é o Allo.

Quando perguntado se a modalidade do WhatsApp a ser usada pelo BB seria a “for Business”, lançada em janeiro deste ano, o executivo brincou e disse que usaria a “for tudo”. “O uso do WhatsApp é muito, muito aberto.”

O executivo indicou que a integração entre BB e WhatsApp não deve ser para fazer transações bancárias, como a anunciada para o Messenger. “O WhatsApp corporativo é uma solução que provavelmente você já de cara vai utilizar para falar com seu gerente em um ambiente seguro.”

“Hoje, a gente tem uma solução de chat entre o cliente e gerente de conta, que é feito internamente dentro do app [do Banco do Brasil]. Só que toda hora que você precisa falar com seu gerente, tem de se logar. É um inconveniente cada vez que você escrever ter de colocar sua senha.”

Fonte: G1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: