Banco Central Europeu critica plano de Marine Le Pen de deixar o euro

Benoît Coeuré rejeitou alegações de Len Pen de que o euro impulsionou o desemprego e prejudicou o poder de compra do consumidor na França


Marine Le Pen

Marine Le Pen Foto: Reprodução

O plano de Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita francês Frente Nacional, de deixar o euro se for eleita este ano levaria ao empobrecimento da França, comentou Benoît Coeuré, integrante do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE).

Coeuré rejeitou alegações de Len Pen de que o euro impulsionou o desemprego e prejudicou o poder de compra do consumidor na França. Se o país abandonar o euro, as taxas de juros irão subir, assim como a inflação e a dívida pública, prevê ele.

"Deixar o euro ameaçaria as economias (da população) e os empregos na França", afirmou Coeuré, em entrevista ao jornal francês Le Parisien.

Os comentários de Coeuré marcam uma rara intromissão de um dirigente do BCE no debate eleitoral de um país. A menos de três meses das eleições nacionais na França, pesquisas de opinião mostram que Le Pen - cujo programa econômico se baseia no abandono do euro - ganharia a votação no primeiro turno. Nenhum levantamento, porém, mostrou que ela tem apoio suficiente para vencer também no segundo turno.

Coeuré, francês que serviu no Tesouro de seu país antes de assumir o posto no BCE, disse ainda que as economias francesa e europeia não precisam de um euro mais fraco. Segundo ele, o euro está num nível "apropriado" para a atual situação econômica e já acumula perdas de 30% em relação ao dólar desde o pico que atingiu em 2011. 

Fonte: Jones Newswires.

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: