Política

Bancada vai pedir afastamento de parentes de candidatos

O deputado Flávio Nogueira Júnior citou os conselheiros do TCE-PI

Quarta - 12/09/2018 às 19:09



Foto: Alepi Deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT)
Deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT)

O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) vai assinar o proposição do deputado Francisco Limma (PT) para que a Assembleia Legislativa recomende o afastamento dos integrantes de órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas do Estado, e Ministério Público Estadual, que tenham parentes candidatos, como os conselheiros do TCE-PI. Flávio Jr. e Limma citaram o afastamento do presidente do Triubunal Regional Eleitoral do Piauí por ser irmão de deputado federal.

Flávio Nogueira denunciou que antes mesmo dos gestores do Executivo  serem notificados sobre alguma investigação em curso ou questionados sobre eventuais indícios de irregularidades em contratos de obras e serviços, a mídia já tem conhecimento das operações

Flavio afirmou da tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (12), que  recebeu uma ligação de um jornalista às 6h querendo a versão dele sobre uma operação policial que investigava  “improbidade administrativa” e “fraude em licitação” supostamente cometidas na Secretaria de Estado do Turismo.

Só esse fato, entende o parlamentar, já configuraria vazamento de informação com objetivos escusos, isto é, prejudicar alguém especificamente ou o governo como um todo.

“Não sou de ocupar tribuna para dizer o que fiz como deputado ou como secretário, mas sempre prezei pela transparência”, afirmou Flavio Júnior, antes de fazer um breve relato de suas realizações como gestor, quando foram realizadas mais de 100 licitações.

“Foi colocado na imprensa e que há uma fiscaliza sem curso por fraude licitações e improbidade administrativa. Essa empresa investigada participou de apenas uma licitação para a pavimentação poliédrica em Coronel José Dias no acesso ao Parque Nacional da Serra da Capivara. Por coincidência, engenheiro da Secretaria de turismo está na região para acompanhar a realização da obra”, adiantou o deputado.

Flávio Nogueira Júnior ressaltou que não tem contas rejeitadas, não responde e não vai responder a nenhum um processo porque sempre foi justo e tem muito orgulho de ser “ficha limpa”, de participar da equipe do governador Wellington Dias, “que transforma a vida das pessoas e paga o funcionalismo em dia, dedicado à causa no Piauí.

“Disseram que o Estado não sobreviveria até dezembro do ano passado; que as obras estariam paralisadas a partir de dezembro. Por onde passamos existem obras em andamento, levando qualidade de vida para a população. Asfalto, calçamento, praça, mercado, adutora”.

O deputado vai subscrever o requerimento do líder do Governo, deputado Limma, solicitando da Casa que sejam investigados os “interesses pessoais e políticos por trás das denúncias e que sejam afastados os parentes de candidatos em primeiro grau de órgãos, como os conselheiros do Tribunal de Contas”.

Afastamento

Flávio Júnior defendeu que os ocupantes de cargos públicos em órgãos  de fiscalização, como os conselheiros do TCE-PI deveria seguir o exemplo do TRE-PI. O ministro-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jorge Mussi, determinou no dia 30 de agosto passado, o afastamento imediato do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Francisco Antônio Paes Landim Filho, que deverá ficar afastado da função até a diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2018.

Paes Landim foi afastado do cargo devido ao parentesco do seu irmão, José Francisco Paes Landim, candidato a deputado federal nas eleições gerais de 2018. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: