Cultura

Balé da Cidade estreia novo espetáculo em parceria com coreógrafo carioca

Fonte: PMT | Editor: Redação 07/05/2019 16:16
Balé da Cidade Balé da CidadeFoto: Renato Bezerra

No próximo dia 10 de maio tem início a temporada de estreia do espetáculo “O Código das Borboletas”, coreografado pelo carioca Rafael Gomes para o Balé da Cidade de Teresina. O lançamento acontecerá no Parque da Cidadania, às 19h.

O processo para a criação do espetáculo teve início em setembro do ano passado quando Rafael, a convite do Balé da Cidade, veio a Teresina realizar uma residência de criação artística. Dessa residência nasceu “O Código das Borboletas”. Agora ele retorna para os ensaios finais e a temporada de estreia.

“A pesquisa iniciou com um processo bem simples de descoberta de gestos individuais e bem específicos de cada bailarino, e assim, organizando vários códigos gerados da generosidade da personalidade desses grandes artistas”, explica o carioca.

O Código das Borboletas cria uma comunidade que tem sua comunicação própria, que coabita esse tempo/espaço como uma metáfora do viver junto, criando um comum necessário para a ocupação na vida e criação de sentidos. O espetáculo nasce das cores e do movimento de revoada das borboletas, com suas trajetórias sinuosas e estado de espírito selvagem. A interação entre os corpos, os movimentos singulares, tudo faz parte dessa comunidade que se relaciona e se move a seu tempo.

A temporada de estreia acontece nos dias 10 e 11 de maio, no Parque da Cidadania, e 18 e 19 de maio no Parque Potycabana. Todas as apresentações serão às 19h e gratuitas.

Sobre o coreógrafo

Rafael Gomes é graduado no Centro de Dança Rio e foi membro do Balé Jovem do Rio de Janeiro. Fez intercâmbio no Washington Ballet, passou pela Companhia de Dança Deborah Colker, foi solista na São Paulo Companhia de Dança e no Die Movimentos Festwochen der Autostadt na Alemanha e Tanz Bozen na Itália. Foi bailarino na Göteborgs Operans Danskompani. Como coreógrafo atuou na São Paulo Companhia de Dança, Grupo Divinadança, vídeo performances, desfiles de moda, museus e catálogos. Atualmente, é coreógrafo convidado do Balé Cidade de Campina Grande no Brasil. Seguindo a linguagem contemporânea teatral, desenvolve seus workshops por todas as escolas e companhias do país.

Comentários