Arte e Cultura

Balé da Cidade apresenta novo espetáculo na Potycabana

Sexta - 17/05/2019 às 17:05



Foto: Reprodução Balé da Cidade
Balé da Cidade

Neste sábado (18) e domingo (19), o Parque Potycabana recebe o espetáculo “O Código das Borboletas”, coreografado pelo carioca Rafael Gomes para o Balé da Cidade de Teresina. As apresentações são gratuitas e acontecem a partir das 19h.

O processo para a criação do espetáculo teve início em setembro do ano passado, quando Rafael, a convite do Balé da Cidade, veio a Teresina realizar uma residência de criação artística. Dessa residência nasceu “O Código das Borboletas”. Agora ele retorna para os ensaios finais e temporada de estreia.

“A pesquisa iniciou com um processo bem simples de descoberta de gestos individuais e bem específicos de cada bailarino e, assim, organizando vários códigos gerados da generosidade da personalidade desses grandes artistas”, explica o carioca.

O Código das Borboletas cria uma comunidade que tem sua comunicação própria, que coabita esse tempo e espaço como uma metáfora do viver junto. Nasce das cores e do movimento de revoada das borboletas, com suas trajetórias sinuosas e estado de espírito selvagem. A interação entre os corpos, os movimentos singulares, tudo faz parte dessa comunidade que se relaciona e se move a seu tempo.

Sobre o coreógrafo

Rafael Gomes é graduado no Centro de Dança Rio e foi membro do Balé Jovem do Rio de Janeiro. Fez intercâmbio no Washington Ballet, passou pela Companhia de Dança Deborah Colker, foi solista na São Paulo Companhia de Dança e no Die Movimentos Festwochen der Autostadt ,na Alemanha, e Tanz Bozen, na Itália. Ele foi bailarino na Göteborgs Operans Danskompani. Como coreógrafo atuou na São Paulo Companhia de Dança, Grupo Divinadança, Vídeo performances, Desfiles de moda, Museus e catálogos. Atualmente, ele é coreógrafo convidado do Balé Cidade de Campina Grande no Brasil. Seguindo a linguagem contemporânea teatral, desenvolve seus workshops por todas as escolas e companhias do país.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: