Balão gástrico pode ser alternativa para quem não consegue perder peso

balão gastrico técnica ajuda emagrecer


Pessoas que vivem em guerra contra a balança, que já tentaram todas as dietas e mesmo assim não conseguem vencer a batalha, podem ser candidatas ao tratamento com o balão gástrico, uma alternativa não cirúrgica que vem se mostrando eficaz para ajudar na redução de medidas. Estudos mostram que voluntários tiveram perda significativa de peso mesmo após anos de tentativas frustradas. Além de fazer as pazes com o espelho, eliminar os quilos extras ajuda a prevenir várias doenças, desde infartos e derrames até alguns tipos de câncer.

O dispositivo, como o próprio nome diz, é um balão de silicone introduzido no estômago por meio de uma endoscopia. Uma vez lá dentro, ele é preenchido com uma solução salina de azul de metileno. Ao ocupar boa parte do órgão, ele diminui a capacidade gástrica pela metade, provocando sensação de saciedade, ou seja, a pessoa sente menos fome.

O balão fica dentro da barriga por até seis meses. Ao longo desse tempo, ocorre uma perda de peso gradual - mas o paciente precisa adotar hábitos saudáveis e fazer uma reeducação alimentar para manter o que foi conquistado. Ou seja, enquanto ajuda a eliminar os quilos extras, ele estimula uma mudança de estilo de vida, com baixo risco de complicações, mostram estudos.

"Uma das vantagens do balão gástrico Silimed é que ele possui a membrana mais fina e a menor válvula de abertura do mercado, o que garante mais conforto ao paciente", afirma o gastroenterologista Carlos Eduardo Moraes. Ele também tem uma forma anatômica que permite mais suavidade ao colocar e retirar o dispositivo.

Além de ajudar quem precisa de um empurrão para ganhar mais saúde e entrar em forma, o balão também é indicado para aqueles obesos mórbidos, com índice de massa corporal (IMC) acima de 40, que estão se preparando para uma cirurgia bariátrica e precisam perder massa.

Em relação às cirurgias, o balão é um método reversível e auxiliar no emagrecimento, e não uma operação. Mas tem resultados limitados, em torno de 20% de perda ao longo de seis meses. Por isso, para casos mais graves, indica-se o procedimento cirúrgico.

Mas não basta estar apenas um pouco fora das medidas ideais para lançar mão dessa técnica. O uso do balão gástrico é recomendado para quem tem obesidade graus 1 e 2, ou seja, quando o IMC está entre 30 e 39,9. Ele também não é colocado em mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Mais da metade da população brasileira têm excesso de peso. O Brasil também ocupa um triste quinto lugar no ranking dos países com mais pessoas acima do peso no mundo, segundo um estudo recente publicado na revista científica The Lancet.

Como calcular seu IMC

Peso (quilos) /Altura x altura (metros) = IMC

Resultado:

Abaixo de 18,5 - abaixo do peso

Entre 18,6 e 24,9 - peso normal

Entre 25 e 29,9 - sobrepeso

Entre 30 e 34,9 - obesidade grau I

Entre 35 e 39,9 - obesidade grau II

Acima de 40 - obesidade grau III

Fonte: Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica)

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: