Cidade

Bairro Redenção comemora 50 anos de existência com programação religiosa e cultural

As comemorações começam nesta sexta-feira e segue até domingo, dia 28

Sexta - 26/05/2017 às 19:05



Foto: Divulgação Praça Leorne Avelino, no bairro Redenção
Praça Leorne Avelino, no bairro Redenção

O bairro Redenção, situado na zona Sul de Teresina, comemora seus 50 anos de fundação. A data será comemorada com vasta programação religiosa e cultural a partir das 18:30 desta sexta-feira (26). Além de celebrar o aniversário do bairro, as solenidades têm o objetivo de resgatar memorias, trazendo histórias de vida dos moradores ao longo dos anos.

A Orquestra Sinfônica de Teresina fará abertura das festividades nesta sexta-feira na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Após a apresentação da Orquestra será celebrada a Missa em Ação de Graças.

No sábado, dia 27, a partir das 8h acontece a Manhã de Beleza no Centro Social, serão oferecidos serviços de corte de cabelo e manicure.  Às 19h a população prestigia a apresentação da Banda de Música da Polícia do Piauí. Já às 20h acontece a festa de comemoração dos 50 anos do bairro com homenagens especiais, na Praça Sansão dos Santos.

A manhã de domingo, dia 28, as comemorações são voltadas para o público infantil. As crianças poderão aproveitar uma manhã de sol na Praça Sansão dos Santos, com direito a lanches e brinquedos.

 Contexto Histórico

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), o bairro se desenvolveu com a construção do conjunto Monte Castelo, da Cohab e do conjunto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1966 a COHAB, com recursos provenientes do Banco Nacional de Habitação, iniciou a construção de 302 casas no conjunto. Somente em maio de 1967 é que chegaram os primeiros moradores.

 Com um certo tom pejorativo a área passou a ser chamada de Redenção devido às características em comum com a cidade da novela Redenção, uma novela de rádio que teve duração de dois anos e fez muito sucesso na década de 60. Ao longo do tempo, alguns moradores tentaram mudar o nome do bairro para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Contudo, Redenção popularizou-se e tornou-se o nome oficial.

Dona Magnólia Ferreira do Nascimento reside no bairro há 46 anos, ela relata como era a época em que ela veio morar no bairro com a família. “Quando cheguei não havia água e nem luz. Na época a gente tinha que ir às 5h da manhã para a praça, enfrentar fila e ficar até às 7h para pegar água, o vigia chegava neste horário e dividia a água para os moradores. Eu morava de aluguel na quadra G quando chegou água no bairro a dona da casa disse que eu teria que pagar a água e aluguel, eu não tinha condição de pagar os dois e preferi morar nesta casa que vivo atualmente, na quadra F, porque a dona não tinha optado por ligar água. Depois conseguimos comprar esta casa, vivemos em harmonia com toda vizinhança", detalha dona Magnólia.

Magnólia Nascimento

O Redenção compreende a área contida no perímetro que parte do cruzamento da avenida Miguel Rosa e avenida Gil Martins, segue até a Rua Palmares rumo a zona sul, continua até a avenida Getúlio Várias (BR 343), que se encontra com a Miguel Rosa, retornando à Gil Martins.

Conforme o censo 2010 a população do bairro Redenção representava 0,42% da cidade de Teresina. Na última década, a população do bairro aumentou 12,2%. O bairro possui 3.248 habitantes, sendo que 53.17% são mulheres e 46.83% de homens. No bairro existem mais jovens que idosos, constituindo 27.3% de jovens e 5.4% de idosos. Atualmente são 829 domicílios existentes.

O bairro abriga importantes prédios de serviço público como o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Estádio Alberto Silva (Albertão), o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN), Justiça Federal de Primeiro Grau no Piauí, Complexo de Defesa da Cidadania (CDC). Recentemente o Redenção também ganhou um polo da Faculdade Mauricio de Nassau.

O bairro possui ainda unidade de Assistência Social, a Casa de Metara. Possui a escola municipal infantil CMEI Presidente Costa e Silva. Conta com a quadra de esportes Antilhon Ribeiro Soares e com as duas praças públicas: Praça Sansão Santos e Praça Leorne Avelino / Praça do Centro Esportivo.

O bairro Redenção possui uma linha de ônibus exclusiva, além de linhas opcionais na BR-343 e nas avenidas Miguel Rosa e Gil Martins.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: