Baile leva animação para mais de 1.300 idosos de Teresina nesta quarta

Festa acontecerá no Iate Clube e encerra a programação da Semana do Idoso 2017


Baile do Idoso

Baile do Idoso Foto: Ascom

Mais de 1.300 idosos devem participar do Baile do Idoso, nesta quarta-feira (11), a partir das 16h, no Iate Clube de Teresina. A festa encerra a programação da Semana do Idoso 2017 da Prefeitura de Teresina e receberá os idosos assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e é apoiada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).


Serão disponibilizados 20 ônibus e dois micro-ônibus para o transporte dos idosos até o local do evento, que contará com o trabalho de cerca de 200 profissionais. A animação ficará por conta do grupo Xico Carlos e Nossa Banda. “Lá, os participantes terão direito a lanches com bolo, frutas e suco, alimentação ideal para a faixa etária. E, claro, teremos também momentos de dança. Tudo isso garante qualidade de vida e o fortalecimento dos vínculos entre eles”, afirma Elizabeth Nogueira, organizadora do evento.


“O 1° de outubro foi o Dia Nacional da Pessoa Idosa. Mas durante toda a Semana do Idoso, nós mostramos que eles têm direito ao lazer e à cultura. No Baile do Idoso, vamos proporcionar um momento lúdico, com o intuito de desenvolver as potencialidades de cada um”, declara Silvana Bacelar, coordenadora do SCFV da Semcaspi e presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).


Jesus Diocesano, ex-presidente do CMDI, reforça que a ação promove a inclusão das pessoas da terceira idade na sociedade. “É algo maravilhoso. É um despertar da pessoa idosa, um desejo de viver e de ser feliz. E também de relembrar a juventude e a vida adulta. É um momento de felicidade, de encontro com os amigos de longa data, que muitas vezes não se veem por conta das distâncias. É um dia de alegria”, ressalta.


Desde o dia 21 de setembro, a programação da Semana do Idoso promove atividade, como piqueniques e missa. Todas as atividades foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Proteção Social Básica (GPSB) e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Teresina (CMDI).


Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)


O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social complementar ao trabalho social com famílias, executado pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e objetiva prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) organiza-se em grupos divididos em ciclos ou faixas etárias: crianças até 06 anos; crianças e adolescentes de 06 a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; jovens de 18 a 29 anos; adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: