Política

B. Sá ressalta a qualidade da educação em Oeiras

O jornal El País inclusive destacou os avanços na educação do município

Segunda - 11/03/2019 às 17:03



Foto: Caio Bruno/Alepi Deputado estadual B.Sá (PP)
Deputado estadual B.Sá (PP)

O deputado B. Sá (Progressistas) avalia que o foco da educação não deve ser cantar ou não cantar o Hino Nacional, mas na qualidade do ensino, em motivar alunos e capacitar professores para o magistério, não o que se via nas escolas públicas, onde os professores faziam de conta que ensinavam e os alunos fingiam que aprendiam.

B. Sá citou a educação de Oeiras, que tem um trabalho de valorização dos servidores da Educação, o que elevou o índice educacional para 7.1.

A qualidade do ensino nas escolas do município foi inclusive alvo de matérias do jornal El País e da CBN nacional. com várias práticas inovadoras implementadas para melhorar a qualidade do ensino, como a inclusão dos pais no aprendizado, as famílias frequentando o dia a dia da escola, na melhoria da autoestima das crianças, com carinho, atenção, além de atividades lúdicas, arte, dança, música, pintura. “Agora recentemente, houve a realização de um congresso de astronomia para os estudantes das escolas municipais”.

B. Sá destacou a experiência da Casa Meio Norte, que tem sido replicada nas escolas de Oeiras. “Um olhar demorado para criança, o reforço escolar durante as férias, criação dos núcleos de cultura, com ensino de música. Os professores motivados por receberem o piso nacional magistério e A Feira Literária do Oeiras, que já vai para a 7ª edição”, citou.

O deputado entende que ao invés de abordar temas sem importância devemos buscar medidas para se torna efetivas a melhoria da qualidade do ensino no país.

Aparte

O deputado Franzé Silva (PT) pediu a palavra para elogiar o nível de organização do ensino no Estado, destacando a escola de tempo integral, o que melhorou o indicador do Ideb do Piauí, “para que a gente possa ter uma evolução cada vez maior de indicadores na área de educação é preciso melhorar o ensino fundamental para que não haja”.

Franzé Silva disse que é preciso dar um ensino fundamental de qualidade para quando esse aluno chega no ensino médio não ter dificuldade, como acontece atualmente na maioria dos municípios. O deputado cobrou dos outros prefeitos que eles sigam o exemplo de Oeiras.

O deputado B. Sá lembrou que Teresina e Sobral foram exemplos para melhorar o ensino em Oeiras.

A deputada Teresa Britto (PV) parabenizou a todos que fazem a educação em Oeiras, onde há uma administração totalmente comprometida com a educação, despontando em nível nacional, como Cocal dos Alves, que também é destaque, “o que demonstra que quando se tem vontade política, quando se tem responsabilidade com a coisa pública se faz acontecer”.

“Esperando que os demais prefeitos do Piauí possam seguir esse exemplo de compromisso de fato com a educação pública para que tenhamos um estado mais desenvolvido. Para evitar que haja a evasão escolar é preciso motivar alunos e professores”, disse Teresa Britto.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: