Aviões turcos destroem templo de 3 mil anos

Sítio Ain Dara era sagrado para sírios-hititas


Templo Destruído

Templo Destruído Foto: Ariquemes Online

Forças aéreas da Turquia bombardearam o templo histórico de Ain Dara, na Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos neste domingo (28).

De acordo com a ONG, os bombardeios aconteceram no sábado (27), na região de Ain Dara. Até então, não havia mais informações.Mas, o governo sírio ressaltou que o sítio arqueológico é alvo de ofensivas aéreas e terrestres há 10 dias e que está "parcialmente destruído".

Pela internet e na página da ONG circulam imagens do bombardeio, que mostram como o local ficou reduzido a escombros. O templo de Ain Dara é datado da Idade do Ferro - de aproximadamente 3 mil anos atrás - e fica localizado no enclave curdo-sírio, a noroeste da cidade de Aleppo.

A região também fica próxima da fronteira com a Turquia, país que considera os curdos como terroristas e, que age com ofensivas desde 20 de janeiro para expulsar as milícias curdas do local. Além disso, a Síria é palco de diversos ataques nos últimos anos e teve diversos sítios arqueológicos danificados, dentre eles o de Palmira - destruído pelo grupo extremista Estado Islâmico em 2015.

Fonte: ANSA

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: