Avenida Ulisses Marques segue com avanços consideráveis

Obra tem investimento de mais de R$ 20,64 milhões e ligará avenidas Raul Lopes e Presidente Kennedy


Prefeito Firmino Filho em visita à Avenida Ulisses Marques

Prefeito Firmino Filho em visita à Avenida Ulisses Marques Foto: Rômulo Piauilino

“Melhorar a qualidade de vida dos teresinenses por meio de grandiosos planos de mobilidade urbana é um dos nossos maiores objetivos”, afirmou o prefeito Firmino Filho em visita à Avenida Ulisses Marques, zona Leste de Teresina, na manhã desta sexta-feira (03). Com investimento de R$ 20,64 milhões, que contemplarão a pavimentação asfáltica, calçadas, sinalização viária e intervenções de drenagem, a via terá 4,6 km de extensão e ligará as avenidas Raul Lopes e Presidente Kennedy.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), já deu início às obras de base e terraplanagem para, posteriormente, o terreno receber a pavimentação asfáltica. De acordo com a Superintendência, a empresa responsável pela obra é a Construtora Getel Ltda.

“Essa é uma via que terá grande impacto no tocante à mobilidade, portanto estamos contentes em dar o devido andamento. Ela é muito importante, principalmente porque ligará dois terminais de integração e dará mais opções de rotas para os motoristas e pedestres que trafegam na zona Leste e demais zonas. Além disso, a Avenida vai impulsionar o processo de urbanização, melhorando também a segurança da comunidade local, assim também como o acesso dos estudantes ao Centro Esportivo da UFPI”, ressaltou o prefeito Firmino Filho.

O superintendente de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), João Pádua, informou que além da estruturação, a obra representa um potencial turístico, já que a intervenção foi prevista também no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Teresina. “A Raul Lopes está situada à beira rio, numa região caracterizada pela cultura de uso da margem ribeirinha para prática de esporte e lazer, além de proporcionar um novo acesso à rodovia PI-112, aos bairros Planalto, Morros, Satélite, Zoobotânico, Vale Quem Tem, Tabarajas, zona Norte e outros”, explicou gestor.

Com recursos do Ministério das Cidades e convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), a construção da via foi inicialmente diagnosticada no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) da cidade, elaborado em 2007. A implantação da nova via capacita a Raul Lopes para ligações viárias importantes entre zonas da cidade.

“Com o auxílio das máquinas e o material composto por piçarra, estamos fazendo a terraplanagem, que é uma importante fase da obra. Além disso, estamos promovendo a sub-base para que o local receba, em breve, o asfalto em um trecho de pouco mais de 2km. Nos próximos dias o segundo trecho da obra, próximo à Rua Machado Lopes, receberá os serviços de pavimentação para fazer a ligação até a Raul Lopes”, contou o engenheiro e superintendente executivo, Ângelo Cavalcante.

Morador há mais de 40 anos na Ulisses Marques, Paulo Ferreira elogia a evolução da obra para a região. “Eu e minha família chegamos aqui praticamente na década de 80. Antigamente tudo aqui era mato, hoje a realidade é outra. Pelo o que estou vendo, vai ser uma das melhores avenidas de Teresina”, contou o morador.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: