Geral

Avelino Neiva assume a presidência nacional da Codevasf

Terça - 22/08/2017 às 14:08



Foto: Divulgação Avelino Neiva
Avelino Neiva

O piauiense Antonio Avelino Rocha de Neiva tomou posse nesta terça-feira (22) ao meio-dia, em Brasília, como novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Avelino Neiva é uma das indicações a serem feitas pelo deputado federal Heráclito Fortes (PSB) fiel escudeiro do presidente Michel Temer, em reconhecimento ao trabalho do parlamentar piauiense desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Heráclito Fortes também foi atuou decisivamente na votação e rejeição pela Câmara dos Deputados da admissibilidade da denúncia da Procurkadoria Geal da República contra o presidente, acusado pelo procurador-geral Rodrigo Janot de cuprrupção passiva em decorrência da delação do dono da JBS, Joesley Batista na Lava Jato.

Avelino Neiva é o quarto piauiense a ocupar o cargo. Já passaram pela gerência nacional da Companhia Francisco Guedes, Luís Carlos Everton e Felipe Mendes. Economista, Avelino Neiva sempre exerceu vários cargos nas gestões estaduais do PFL, PMDB, PSB e PT. É pai do deputado estadual Gustavo Neiva, um dos mais incisivos adversários do governador Wellington Dias. 

A companhia

A história da Codevasf está associada à importância do rio São Francisco no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. Os constituintes de 1946, reconhecendo a importância do rio para o desenvolvimento integrado, inseriram no Ato das Disposições Transitórias o artigo 29, que determinou a execução de um plano de aproveitamento das possibilidades econômicas da bacia hidrográfica, num prazo de 20 anos destinando-se quantia anual não inferior a 1% da renda tributária da União.

Em decorrência, nasceu a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), criada pela Lei nº 541 de 15 de dezembro de 1948, que atuou durante os 20 anos estabelecidos pela Constituição. Para sucedê-la, foi criada, em 28 de fevereiro de 1967, pelo Decreto-Lei nº 292, a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale), autarquia vinculada ao então Ministério do Interior.

Em 16 de julho de 1974, para suceder a Suvale, foi instituída pela Lei nº 6.088 a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que tem como objetivo promover o desenvolvimento da região utilizando os recursos hídricos com ênfase na irrigação.

Por força da Lei Nº 9.954, de 6 de janeiro de 2000, a Codevasf teve sua área de atuação ampliada para a bacia do rio Parnaíba e, pela Lei Nº 12.196, para os vales dos rios Itapecuru e Mearim.

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social. 

A empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro.

Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações. Um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação.

No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a empresa realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos.

Além disso, a Codevasf contribui para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais em comunidades rurais, especialmente em áreas tradicionalmente afetadas por longas estiagens, promovendo a inclusão produtiva de famílias por meio do fomento a atividades como apicultura, piscicultura, maricultura, ovinocaprinocultura, cajucultura, entre outras. 

Fonte: Flash Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: