Avanços e desafios da educação são temas de encontro promovido pela Seduc

Assegurar indicadores positivos para educação do Piauí


Secretária de Educação Rejane Dias (PT-PI)

Secretária de Educação Rejane Dias (PT-PI) Foto: Raoni Barbosa/PK

Com o objetivo de discutir e efetivar estratégias de melhoria do sistema educacional do Estado, visando assegurar indicadores positivos para educação do Piauí, a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, participou, nesta terça-feira (25), da Semana de Reunião Executiva da Secretaria de Estado da Educação, realizada na sala de reunião do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com a participação de todos os gerentes regionais e coordenadores de Ensino.

A programação do encontro iniciou com orientações gerais do agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco. Na oportunidade, ele falou da intensa agenda de atividades da Semana Executiva e em seguida afirmou que, no período da tarde, vai participar de uma reunião com a secretária de Estado, Rejane Dias, e equipe do Jovem de Futuro (JF) para tratar da expansão da ferramenta de gestão JF para o ano de 2017. 

Em seguida, a secretária Rejane Dias declarou que as reuniões com gestores têm sido uma estratégia da Secretaria da Educação. “A Seduc, pensa, planeja e dá as diretrizes para as políticas educacionais com relação às Gerências Regionais e, por isso, nós queremos alinhar o planejamento estratégico. Durante esse encontro, teremos praticamente todas as diretorias da Seduc, falando das áreas que atuam e passando informações”, declara Rejane.

O evento prosseguiu com a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Conceição Andrade. Ela relatou os desafios e os avanços do EJA no estado. “Esse é um momento ímpar para a educação piauiense, onde as dificuldades da rede estadual são expostas, debatidas e solucionadas”, declara Conceição.

A diretora passou orientações gerais do EJA e falou da transição do atendimento semipresencial para o atendimento com flexibilidade. “Mandamos a proposta para o Conselho de Educação e foi aprovada. A ideia é reestruturar os Centros e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Sistema Estadual de Educação”, afirma Conceição Andrade.

Segundo a diretora do EJA, as reuniões de gestores educacionais estão sendo marcadas por resultados positivos e comprometimento pela melhoria da educação em todo o estado. “Estamos com uma equipe de gestores muito afinada, comprometida em viabilizar estratégias estruturais e pedagógicas para oferecer uma educação de qualidade acessível a todos”, disse Andrade.

Rosana de Andrade, coordenadora de Ensino do município de Bom Jesus, agradeceu a iniciativa da Seduc em realizar essas reuniões que, além de fortalecer o trabalho dos gestores educacionais em cada município, vem sendo um apoio incondicional na solução das dificuldades encontradas na educação estadual.

A Gerência de Educação Especial teve ainda um momento com o público, relatando atribuição do profissional da rede de apoio à inclusão; funcionamento da sala de recurso; e Programa Escola Acessível.

Ainda dentro da Semana Executiva, a Unidade de Educação Técnica e Profissional (Utep) tratou da oferta de cursos - bolsa de formação 2016; integração da equipe do Pronatec e coordenação de ensino na GRE para traçar estratégias diminuir a evasão; projeto de culminância ao final do módulo nos municípios onde ofertam os cursos; oferta de curso técnico para 2017; e certificação.

O encontro prossegue até quinta-feira (27), no Hotel Blue Tree, com a temática Jovem de Futuro.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: