Autora que defende a submissão feminina faz palestra em Teresina

Fabiana Bertotti palestra Teresina Livro


 Muito se fala em igualdade entre os gêneros. A conquista de direitos como o voto, o controle da natalidade através da pílula, a entrada no mercado de trabalho e outros fatores demonstram que as mulheres têm mais espaço.

Mas, será que todas estas conquistas são benéficas para as mulheres? Elas representam de fato a tão sonhada liberdade feminina, tema da luta na década de 1970? Nas histórias da antiguidade as mulheres são submissas, mas será que isto mancha o papel delas na sociedade atual?

A postura da mulher no casamento e também em outras relações sociais, são alguns dos pontos de discussão do livro “Submissa? – Todos têm um dono”, da jornalista Fabiana Bertotti, que está em sua quarta edição.

Fabiana é baiana, mas cresceu na região de Itu, interior de São Paulo. Hoje reside em Londres, e procura estudar as diferenças do comportamento feminino em outras culturas. “Aqui o tema cria muita polêmica. Causa revolta no movimento feminino europeu, mas aos poucos a submissão está ganhando espaço”, adianta. Ela faz palestras sobre o tema na Europa e, no final do mês desembarca no Brasil, para um evento voltado para o público feminino em Teresina/PI, nos dias 28 e 29.

“Na ânsia de mostrar que podem, e que estão em igualdade com os homens, as mulheres acabaram escravizadas pelo dinheiro, pela indústria da moda, pela vaidade e até pelo sexo. Se a mulher aprende o que significa ser submissa, fica livre”, afirma.

Parece contraditório, mas com um texto leve e algumas vezes engraçado, o livro retrata situações vivenciadas pelas mulheres que muitas vezes enfrentam tripla jornada, e não se sentem confortáveis em demonstrar fragilidade, dependência ou submissão. “Assim, elas apresentam uma falsa postura de força e independência que espanta possíveis companheiros”, sentencia.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: