Educação

Aulas práticas de ciências auxiliam na aprendizagem de estudantes

O objetivo é fazer com que os alunos aprendam a teoria aliada à prática

Quinta - 22/03/2018 às 11:03



Foto: Ascom Foto
Foto

A sala de aula é cada vez mais um espaço importante para ampliar as possibilidades de atividades de aprendizagem. Dessa forma, professores que atuam com a disciplina de ciências nas Escolas Municipais Valter Alencar e Arthur Medeiros estão realizando oficinas de construção de maquetes sobre cédula animal e vegetal.

A atividade faz parte de ações sugeridas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o objetivo de intensificar as aulas da disciplina de ciências, fazendo com que os estudantes aprendam muito mais e auxiliando a teoria com a prática.

Em fevereiro, os professores da disciplina de ciências participaram da primeira formação do ano para auxiliar a prática como ferramenta assistencial no processo de aprendizagem dos estudantes. As formações acontecerão mensalmente no Centro de Formação Professor Odilon Nunes com a participação de professores do 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental.

Segundo Valnete Rodrigues de Sousa, formadora na disciplina de ciências, esta é uma formação pioneira que tem como objetivo auxiliar os professores de ciências a desenvolverem habilidades diferenciadas com os alunos através da prática, chamando a atenção para que os estudantes aprendam de forma lúdica o que foi apresentado durante as aulas.

“São aulas práticas que possibilitam um melhor aprendizado dos estudos, aperfeiçoando a teoria antes apresentada aos alunos pelos professores da disciplina em sala de aula. Os professores estão trabalhando diferentes maneiras de apresentar determinados conteúdos de forma dinâmica e divertida”, explica a formadora, acrescentando que as crianças e adolescentes aprendem com maior facilidade quando colocam na prática o que foi estudado.

Valnete conta ainda que em 2019 a disciplina de ciências deverá ser incluída na Prova Brasil. “Estamos antecipando esta nova proposta para que nossas crianças estejam preparadas quando forem participar dessa nova etapa”, conclui.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: