Geral

Auditores da Semar atuam no gerenciamento costeiro

De acordo com a diretora de Licenciamento Ambiental da Semar, Danielle Melo, o planejamento deve corresponder aos ditames da Lei nº 7.661

Segunda - 03/04/2017 às 17:04



Auditores Fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) estiveram reunidos no escritório regional da cidade de Parnaíba discutindo as ações de Gerenciamento Costeiro no Estado do Piauí. A Semar, com a participação da Prefeitura Municipal de Parnaíba está realizando um levantamento dos principais pontos de atualização e traçando plano de ação para implementação nos municípios que compõem a zona costeira piauiense, para exercício no ano de 2017.

De acordo com a diretora de Licenciamento Ambiental da Semar, Danielle Melo, o planejamento deve corresponder aos ditames da Lei nº 7.661, de 16 de maio de 1988 - Planalto, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro. O plano prevê o zoneamento de usos e atividades na Zona Costeira e dá prioridade à conservação e proteção, a vários bens, dentre eles: recursos naturais, renováveis e não renováveis; recifes, parcéis e bancos de algas; ilhas costeiras e oceânicas; sistemas fluviais, estuarinos e lagunares, baías e enseadas; praias; promontórios, costões e grutas marinhas; restingas e dunas; florestas litorâneas, manguezais e pradarias submersas; sítios ecológicos de relevância cultural e demais unidades naturais de preservação permanente.

Para consecução dos trabalhos no litoral do Piauí, a Semar está planejando estratégia de sistematização das informações de forma integrada com os diversos setores estaduais e federais, os municípios, as universidades, a sociedade civil organizada.

Danielle Melo, acrescenta que a disponibilização de um sistema de informações georreferenciadas, atende aos anseios e às reivindicações da população da região.

“O plano nos garantirá um planejamento das prioridades de conservação junto a diversos bens, bem como atende as reclamações da sociedade, principalmente, quem se preocupa com o combate a degradação ambiental”, ressalta a assessora ambiental da prefeitura de Parnaíba, Roseane Galeno.

Fonte: Ascom Semar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: