Geral

Auditores da CGE implementarão projeto desenvolvido por estudantes da UFPI

O modelo do projeto consiste em fazer a análise da folha de pagamento dos servidores do Estado

Quarta - 23/11/2016 às 23:11



Estudantes do Curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveram um software que vai contribuir com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) na realização de trabalhos envolvendo as despesas do Executivo. 

Na terça-feira (22), os estudantes Irvayne Matheus (gerente do projeto), Wilson Leal (web developer) e Malena Caroline (web designer) apresentaram a auditores da CGE o modelo do projeto, que é resultado do trabalho de conclusão do curso. Os alunos estão sendo orientados pelos professores Armando Soares Sousa e Vinicius Machado, do Departamento de Computação da UFPI.

O modelo do projeto consiste em fazer a análise da folha de pagamento dos servidores do Estado com o objetivo de facilitar a visualização dessas informações, identificando padrões, como por exemplo, vencimento, condição especial de trabalho e gratificações. A partir desses dados será possível estabelecer critérios para definir se estão acima ou abaixo desses padrões.

De acordo com Irvayne Matheus, a ferramenta deve melhorar o acesso a informações, contribuindo para a agilidade na realização de trabalhos dos auditores da CGE.

“O benefício maior e o que queremos é facilitar a busca de dados e  a geração de informações futuras. Estamos desenvolvendo a ferramenta no ambiente web, ou seja, o usuário poderá acessar em qualquer lugar de qualquer navegador. Além disso, queremos agilizar o tempo de resposta, pois como existem muitas informações, fazer esse processamento é demorado, por isso queremos organizar de tal forma que o usuário tenha um feedback rápido”, explicou.

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, destacou a iniciativa e disse que a ferramenta será bastante útil para os trabalhos realizados na Controladoria.

“O software é muito útil como ferramenta gerencial  de dados e para tomada de decisão, pois os auditores poderão analisar distorções na folha de pagamento. Esse é um projeto piloto, mas a nossa ideia é que possamos expandir para outras áreas das despesas do Estado. Dessa forma, teremos informações estratégicas de todas as áreas das despesas do Estado”.
 

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: