Municípios

Áudios comprovam combinação para fraudar licitações no Piauí

Operação Déspota, Redenção do Gurguéia, áudios, fraudes, licitações

Segunda - 18/07/2016 às 11:07



Foto: Alinny Maria Coletiva sobre a Operação Déspota
Coletiva sobre a Operação Déspota
A Procuradoria Geral de Justiça divulgou nesta segunda-feira, 18, dois áudios com gravações referentes à Operação Déspota que investigou e desvendou na semana passada vários crimes, entre eles, de fraudes em licitações, na cidade de Redenção do Gurguéia, Sul do Piauí, onde chegaram a ser presos o prefeito da cidade, Delano Parente, e seu pai que também é secretário de Infraestrutura, Aldemes de Sousa Nunes. Os áudios foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que também participou das investigações e provam combinações antecipadas para ganho de licitações.

O primeiro áudio divulgado é de 4 de junho e o secretário Audemes de Sousa Nunes trata com o empresário Luís da Bitoneira sobre uma licitação. No áudio, Luís já fala em apresentar três propostas, a dele e duas mais altas.

Segundo o inspetor Fabrício Loiola, da PRF, o primeiro áudio comprova uma forma de fraudar a licitação, pois já se sabe qual será a oferta que será vencedora. “A licitação é um procedimento previsto em lei que visa a garantir que a Administração Pública possa selecionar a proposta mais vantajosa. Mas, nesse caso, não há seleção alguma. O procedimento já se inicia com um vendedor certo”, disse o inspetor.

Já o segundo áudio acontece entre o próprio prefeito Delano Parente e dois homens não identificados. O prefeito Delano de Oliveira Parente Sousa, Romário Alves de Figueiredo e Julimar Pereira Borges foram afastados da prefeitura de Redenção do Gurguéia por um período de seis meses em decisão judicial provida em ação cautelar de improbidade no final de 2015. Segundo a PRF, Delano estava supostamente se escondendo para não ser notificado.

Como o prefeito não foi encontrado para ser notificado, notificou-se o procurador do município e o presidente da Câmara para dar posse ao vice-prefeito. No final do áudio, percebe-se o prefeito Delano pedindo para irem retirar do seu escritório todos os documentos e também para pegarem seu carro e o levarem até sua casa.

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: