Política Nacional

Audiência vai debater no Senado assédio moral e sexual contra mulheres

A audiência na Comissão de Direitos Humanos foi proposta pela senadora Regina Sousa

Quinta - 08/03/2018 às 18:03



Foto: Ascom Senadora Regina Sousa
Senadora Regina Sousa

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou requerimento de sua presidente, a senadora Regina Sousa (PT-PI), e vai realizar audiência pública para ouvir especialistas a respeito do assédio moral e sexual cometido contra as mulheres.

De acordo com a senadora, os casos de assédio que atingem as mulheres são tratados com complacência por uma cultura machista e misógina. Mesmo sob a proteção da lei, existem dificuldades para prevenir o crime, identificar os autores e punir o assédio sexual ou moral quando ele ocorre, levando as vítimas a terem medo de denunciar ou a não o fazer por achar que não serão tomadas as providências devidas.

Em defesa da realização do debate, a senadora argumentou que o assédio contra mulheres é cada vez mais comum em locais públicos, ônibus, trens, metrôs e até em universidades, e que o assunto precisa ser debatido e ganhar mais visibilidade para que o assédio, seja ele moral ou sexual, deixe de ser considerado “aceitável” pela sociedade.

“Fomos educados numa sociedade machista, na qual alguns homens são educados para pensar que o corpo da mulher pertence a eles. Precisamos mostrar que não é normal uma pessoa forçar outra a qualquer coisa que ela não queira fazer. Só podemos modificar isso com conscientização e educação: conscientizar os adultos de que isso é crime, e educar as crianças de modo diferente”, disse Regina.

Fonte: Assessoria parlamentar

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: