Geral

Audiência pública debate bacia do rio Parnaíba

A recuperação do rio Parnaíba, que se encontra assoreado, e de seus afluentes será debatida amanhã

Quarta - 25/03/2015 às 14:03



Foto: Reprodução Nascentes do Rio Parnaíba
Nascentes do Rio Parnaíba
A recuperação do rio Parnaíba e de seus afluentes será debatida amanhã (26), às 9 horas, em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Fenômenos da Natureza na Assembleia Legislativa.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Antônio Félix (PSD) que se reuniu hoje (25) na sala da Comissão de Estudos Territoriais (Cete) com técnicos de vários órgãos para tratar sobre o assunto.

O engenheiro Sandro Sousa, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Piauí (Crea-PI), um dos participantes da reunião, disse que a situação do rio Parnaíba e de seus afluentes, como os rios Canindé e Gurguéia, é preocupante, por isso ele considerou importante a proposição do parlamentar do PSD que pediu a audiência pública para tratar sobre a criação de um Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Sandro Sousa afirmou que “a preservação dos rios significa, também, a preservação da vida humana e não apenas da natureza”. Ele frisou que o Governo do Estado tem interesse na questão, já que pretende lutar no sentido de que o Piauí tenha hidrovias que facilitem o transporte de pessoas e de mercadorias, bem como da produção agrícola.

“Nesta reunião, iremos apresentar um projeto técnico sobre a bacia do rio Parnaíba”, acrescentou o engenheiro do Crea-PI, assinalando que representantes de vários órgãos e entidades envolvidas na preservação do meio ambiente deverão participar da audiência pública, como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Piauí (OAB-PI).

Limites territoriais - O deputado Antônio Félix participou ainda na manhã de hoje de reunião da Comissão de Estudos Territoriais (Cete) quando foi discutida a conclusão de processos que tratam da regularização dos limites territoriais dos municípios de Cocal de Telha, Caldeirão Grande do Piauí e Simões, que deverão ser encaminhados nos próximos dias para apreciação em plenário.
 

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: