Arte e Cultura

ATI revitaliza Museu de Memória Tecnológica e implanta Núcleo de Operação de Controle

A implantação do NOC e a revitalização do Centro de Memória tem previsão para conclusão no início de novembro.

Quarta - 26/10/2016 às 13:10



Foto: ATI Revitalização do Centro de Memória Tecnológica da ATI
Revitalização do Centro de Memória Tecnológica da ATI

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI) está concluindo as instalações do Núcleo de Operação de Controle (NOC), espaço de onde será monitorada toda a infraestrutura tecnológica do Governo do Estado.

“Estamos finalizando agora a implantação desse núcleo, que vai funcionar como uma central de monitoramento. A parte de redes e sistemas que envolve os órgãos estaduais será toda monitorada aqui”, conta David Amaral, diretor-técnico da ATI.

Entre outros aparelhos, o NOC contará com um vídeo wall, uma série de monitores conectados fisicamente formando assim um telão. “Saberemos ao vivo, em tempo real, como os equipamentos tecnológicos estão funcionando, se a rede de conexões está operando dentro da normalidade, por meio do núcleo e da equipe técnica”, explica David Amaral.

Memória

Já, o Centro de Memória Tecnológica da ATI, espaço com aparelhos tecnológicos que já saíram de circulação, está sendo revitalizado. “É o nosso museu, estamos dando uma revitalizada para garantir um melhor conforto e visibilidade para a população que queira conhecer e visitar esse espaço dentro da agência”, fala o diretor.

De acordo com o David, instituições, escolas, universidades que queiram trazer alunos e turmas escolares para visitação, podem agendar uma data na própria sede do órgão. “No Centro de Memória Tecnológica é possível conhecer a história da Prodepi, a mudança para ATI, bem como equipamentos, máquinas, computadores antigos e sua evolução ao longo dos anos”, conclui Amaral.

A implantação do NOC e a revitalização do Centro de Memória têm previsão para conclusão no início de novembro.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: