ATI realiza estudo para implantar internet em Paes Landim

Equipe da ATI também passou pelo povoado Cacimba já no município de São Miguel do Fidalgo.


Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI

Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI Foto: ascom

O município de Paes Landim, localizado a 403 quilômetros de Teresina, recebeu a equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí – ATI, para realizar estudo de viabilidade com objetivo de instalar pontos de internet livre do Governo do Estado. Os pontos ficarão em espaços públicos para que a população local tenha acesso e possa navegar pela web, acessar conteúdo educacional, facilitar a comunicação, entre outros serviços.

Acompanhados do secretário municipal de Administração Gilvan Dias, a equipe formada pelo diretor-geral da ATI Avelyno Medeiros, o diretor técnico David Amaral e o assessor técnico Almeida Júnior visitou o Espaço Cidadão, onde também funcionava o Projovem, a Unidade Escolar José Maria Borges, que possui um telecentro desativado, Escola Municipal Teresinha Camará, o povoado Descanso habitado por cerca de 25 famílias e o assentamento Roça de Milho, com 14 famílias na zona rural.

Aproveitando a oportunidade, a equipe também passou pelo povoado Cacimba, local onde moram aproximadamente 70 famílias já no município de São Miguel do Fidalgo. “Recebemos um encaminhamento do governador Wellington Dias para que fizéssemos esse estudo com os prováveis locais onde a cidade pode receber pontos da rede de internet do governo, então visitamos e mapeamos os espaços públicos com georreferenciamento e fotos, conversamos com a população para que nos próximos meses possamos atender a cidade com mais esse serviço do projeto Piauí Conectado”, disse Avelyno Medeiros.

Dona Aparecida Dias, moradora de Paes Landim, considera internet livre importante, pois coloca as pessoas em contato com o mundo inteiro. “Isso também [é importante] para a educação, pois vai ser benéfico aos alunos em termos de pesquisa, de conhecimento, vai trazer e agregar valores a essa comunidade tanto no sistema de desenvolvimento pessoal como também intelectual, já que os moradores estarão em contato com pessoas de outras realidades, tendo a conectividade facilitando a comunicação”, comentou.

A moradora aponta ainda outros cenários possíveis de desenvolvimento com a chegada da rede de internet estadual ao município. “Já imaginou a pessoa que mora nos confins do Piauí de repente estar conectado com alguém lá em São Paulo, vai trazer bastante benefício, muito desenvolvimento, principalmente na área econômica também porque aqui tem uma associação bem ativa e essa internet facilita isso”, avaliou.

Piauí Conectado

O projeto Piauí Conectado é uma rede de dados de comunicação que vai construir uma infraestrutura com fibra ótica atendendo a mais de 90 municípios no estado. A infraestrutura permitirá levar à população serviços na área da Educação como a universalização do Ensino à Distância, na área da Segurança como o monitoramento de pontos públicos com câmeras, na área da Saúde através da telemedicina e também com internet livre para a população mais carente.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
ATI
Próxima notícia

Dê sua opinião: