Geral

ATI pretende levar internet a 68 escolas em Teresina

Aproveitando a rede de fibra ótica que existe na capital, o diretor geral da Agência de Tecnologia

Quinta - 28/04/2016 às 20:04



Foto: Ascom ATI Avelyno Medeiros e Rejane Dias.
Avelyno Medeiros e Rejane Dias.
Aproveitando a rede de fibra ótica que existe na capital, o diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Avelyno Medeiros, apresentou nesta quinta-feira (28), à secretária da Educação Rejane Dias, projeto para implantar inicialmente internet em 68 escolas de Teresina.

“Os custos serão apenas com a manutenção do projeto e serão baixíssimos, a ATI já possui parceria responsável por cuidar dessa manutenção, caso o projeto venha a ser aprovado pela Seduc, faremos um termo aditivo à parceria que já temos, contemplando essas escolas”, conta Avelyno.

A lista com as escolas foi entregue à secretária Rejane Dias e o projeto segue para análise. Após aprovação, o prazo máximo para a instalação da internet é de 60 dias. “Será um passo significativo na área da educação e um desdobramento do programa Piuaí Conectado, que visa universalizar o acesso à informação através de internet gratuita, voltado principalmente à população com menor renda e atendendo espaços públicos como praças, bibliotecas e escolas”, acrescenta o diretor geral da ATI.

A capacidade de conexão da internet por escola ficará em torno de 30 a 40 mega. “Esse aumento na velocidade será significativo para os alunos, para os laboratórios de informática que possam existir nos colégios e vai ampliar o alcance da tele educação, que é uma das bandeiras do Governo do Piauí’, conclui.

Fibra Ótica
Possui grande velocidade quanto a transmissão de informação digital, seja de sinais e dados ou voz e vídeos. Metade da rede de fibra ótica existente em Teresina atualmente foi construída por iniciativa do Estado e outra parte através da iniciativa privada.

Fonte: Valciãn Calixto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: