Geral

ATI já mapeou 16 telecentros no Piauí

Telecentros geralmente estão instalados em órgãos públicos como escolas, bibliotecas e comunitários como associações.

Quinta - 03/11/2016 às 16:11



Foto: Ascom ATI Equipe técnica registrou o telecentro de Picos
Equipe técnica registrou o telecentro de Picos

O Estado do Piauí possui atualmente em torno de 523 Pontos de Inclusão Digital (PIDs), também conhecidos como telecentros, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), órgão que possui Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI), no qual o objetivo é ampliar a inclusão digital da população mediante a revitalização dos pontos existentes ou a implantação de novos PIDs.

Em 2016 a ATI deu início a uma série de visitas aos telecentros para mapeá-los. Até o momento 16 foram visitados por uma equipe técnica responsável por fazer a geolocalização (coleta de informações do local com coordenadas, dados geográficos, entre outros), fotos e aplicar questionários junto aos responsáveis por esses espaços.

De acordo com a gerente de Relacionamento do Governo Digital, Josy Lacerda, boa parte dos PIDs estão instalados em órgãos públicos e comunitários como associações. “Visitando as cidades verificamos que muitos dos telecentros funcionam em bibliotecas de prefeituras, escolas municipais e estaduais quando não possuem o próprio espaço físico”, conta.

A gerente fala ainda que a equipe encontrou telecentros desativados. “Em algumas cidades visitadas encontramos máquinas e computadores bem antigos, muitos sem funcionar, além de espaços desativados, pois a maioria dos telecentros foram implantados a dez, doze anos, daí a importância de todo esse levantamento que está sendo feito por nossa equipe técnica da ATI”, explica.

Dados e informações coletadas são repassadas por relatórios ao MCTI a cada visita. Os municípios já visitados são Alto Longá, Altos, Anísio de Abreu, Caracol, Caraúbas, Colônia do Gurgueia, Elizeu Martins, Guaribas, Joaquim Pires, Jurema, Miguel Alves, Nazaré do Piauí, Nazária, Picos, Porto, Santa Luz.

Teresina
Na capital existem 14 telecentros. “Nesses espaços são ofertados cursos de capacitação, a população pode acessar os computadores, navegar na internet, imprimir documentos, acessar programas e benefícios do governo, renovar matrículas, fazer cursos a distância, entre diversas outras coisas”, finaliza a gerente de relacionamento do Governo Digital Josy Lacerda.

Piauí Conectado
Buscando ampliar ainda mais o acesso à informação e à inclusão digital, outro projeto do Governo do Estado é o Piauí Conectado que fornece internet de qualidade e de modo gratuito a espaços públicos. Municípios como Curralinhos, Teresina, Luzilândia, Barra Grande e Praia do Coqueiro, sendo estes dois locais no litoral do Piauí, já contemplados com o programa.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: