Geral

Atendimento psicossocial infanto-juvenil ganha sede própria

Atendimento psicossocial infanto-juvenil ganha sede Teresina

Terça - 08/09/2015 às 00:09



A Secretaria de Estado da Saúde instala, nesta terça, 8, a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil(CAPSi). O Centro vai ofertar serviços multiprofissionais especializados às crianças e adolescentes com transtornos mentais e/ou usuários de álcool e outras drogas, com capacidade para atender até 45 pacientes por dia. A inauguração será feita pelo governador Wellington Dias e o secretário Francisco Costa, a partir das 8h. O CAPSi vai funcionar no antigo CSU, no bairro Buenos Aires.

O CAPSi terá um espaço amplo, com consultórios, espaço para terapia, área esportiva, refeitório e brinquedoteca, ofertando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários; atendimento nos momentos de crise. O tratamento também busca a rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Denominado Martinelli Cavalca, o CAPSi pretende atender a uma demanda sempre crescente, oriunda dos serviços de saúde e da área educacional do Estado do Piauí. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde(OPAS) há prevalência entre 10 a 20% de crianças e adolescentes com um ou mais problemas mentais. A maioria dos atendidos está na faixa etária dos 12 aos 17 anos, representando 58,5%, seguido pelo público entre 7 aos 11 anos, com 24%. Em terceiro lugar, pessoas com 18 anos ou mais, representada em 13,9%.
Crianças até 6 anos de idade representam 3,5%.

Atendimento Hospitalar

No segundo momento será ofertada a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil – UAI, um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que vai oferecer acolhimento transitório às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 18 anos de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Vai acolher e oferecer cuidados contínuos e de proteção para até 10 crianças e adolescentes, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A permanência no serviço será de caráter voluntário, garantindo os direitos de moradia, educação e convivência familiar e social para os usuários por até 6 meses, oferecendo a este público e seus familiares tempo e oportunidade para construir novos projetos de vida. A indicação de uma vaga na UAI será feita sempre pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial.

Instalação da sede própria
Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil – CAPSi
Data: 8 de setembro de 2015
Horário: 8h
Local: Rua Crizipio Aguiar, S/N – CSU, Buenos Aires

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: