Saúde

Atenção domiciliar na saúde é tema de congresso

Quinta - 25/08/2016 às 20:08



Foto: www.portalodia.com Saúde Pública
Saúde Pública

A Atenção Domiciliar é uma estratégia resolutiva no cuidado a pacientes que necessitam de assistência mais frequente e muitas vezes ocupam leitos hospitalares para garantir essa assistência.

No Piauí, atendimento está presente em 12 municípios (Barras, Bom Jesus, Canto do Buriti, Floriano, José de Freitas, Luis Correia, Piripiri, São João do Piaui, São Raimundo Nonato, Tamboril, Teresina e Valença) e é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

Para reforçar as praticas da Atenção Domiciliar e trazer a discussão para os profissionais de saúde, com intuito de adequar-se aos anseios da população, a Secretaria de Estado da Saúde realiza nos dias 25 a 27 de agosto o I Congresso Norte e Nordeste de Atenção Domiciliar.
Segundo o secretário da Saúde Francisco Costa, a atenção domiciliar objetiva, assim, proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da sua família, evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções. “Atualmente, contamos com 12 municípios habilitados pelo Ministério da Saúde. Com esse Congresso, queremos melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento em casa e perto da família”, disse.

O evento, que acontece no auditório da APPM, tem sua abertura nesta quinta-feira (25) às 19h e segue nos dias 26 e 27 das 8h às 17h. As inscrições ainda estão abertas até hoje, no local de realização do evento.

O Congresso visa promover a interação entre profissionais de Atenção Domiciliar, para que possam trocar experiências vivenciadas em cada local, gerando um amplo debate a cerca do tema. Além disso, pretende divulgar e ampliar a implantação do Programa Melhor em Casa.

O Melhor em Casa é um programa do Governo Federal indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

O I Congresso Norte Nordeste de Atenção Domiciliar com o tema Atenção Domiciliar no SUS é o pioneiro em tratar exclusivamente do assunto na região, e traz palestrantes do Brasil inteiro, com vasta experiência no assunto.

Mais informações no site: connad2016.com.br

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: