Ciência & Tecnologia

Astrônomos revelam que a rotação da Terra está se desacelerando

A pesquisa dos astrônomos do Observatório Real de Greenwich revela que os dias terrestres estão ficando cada vez mais longos

Sexta - 09/12/2016 às 11:12



Foto: Reprodução Planeta Terra
Planeta Terra

“Para o mundo que eu quero descer”: você já deve ter ouvido essa frase algumas vezes nos últimos tempos. Pois bem, boas notícias: segundo uma equipe de astrônomos do Observatório Real de Greenwich, do Reino Unido, a rotação da Terra está mesmo se desacelerando.

A pesquisa dos astrônomos revela que os dias terrestres estão ficando cada vez mais longos. Nos últimos 27 séculos, o dia médio aumentou em cerca de 1,8 milissegundos a cada 100 anos, segundo relata o site Phys.org. Neste ritmo, seriam necessários 3,3 milhões de anos para que ganhássemos apenas um minuto a mais por dia.

Os cientistas analisaram as teorias gravitacionais sobre o movimento da Terra em torno do Sol e da Lua em torno da Terra para medir a velocidade de rotação do nosso planeta. Além disso, eles calcularam a evolução temporal dos eclipses da lua e do sol vistos do nosso planeta.

Para isso, eles se basearam em observações dos eclipses registrados pelos antigos babilônios, chineses, gregos, árabes e europeus medievais, e encontraram discrepâncias entre os locais onde os eclipses deveriam ter sido observados e onde eles realmente o foram.

Os astrônomos dizem que os fatores que influenciam na rotação da Terra são a capacidade de frenagem da Lua, a alteração na forma da Terra devido à diminuição das calotas polares desde a última Idade do Gelo, as interações eletromagnéticas entre o manto e o núcleo do planeta e as mudanças no nível médio dos oceanos.

Fonte: (Sputnik)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: