Astrônomos fazem descoberta surpreendente em Marte

Com auxílio de sonda espacial, cientistas têm descoberto mais sobre o clima do Planeta Vermelho


Marte

Marte Foto: Reprodução/Satélites

A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter revelou nova informação sobre as condições climáticas no Planeta Vermelho.

As informações transmitidas pela sonda da Nasa Mars Reconnaissance Orbiter indicam haver frequentes tempestades de poeira em Marte.

Segundo a Nasa, foi registada uma tempestade de poeira, após uma outra fixada no planeta há menos de duas semanas.

As imagens do Mars Color Imager (Marci) mostram as circunstancias em que as tempestades se formam. Cada fenômeno deste tipo se inicia no norte do Planeta Vermelho, aumentando e se alastrando até ao hemisfério sul.

A Nasa especifica que se trata do cenário habitual de formação das tempestades de poeira durante a primavera ou o verão no hemisfério sul de Marte. Ao mesmo tempo, os astrônomos sempre se surpreendem com as particularidades do clima em Marte.

"Uma coisa que não é habitual é termos observado uma segunda tempestade após a primeira. Temos sistemas orbitais que analisam as condições meteorológicas de Marte de forma contínua durante quase duas décadas e muitos cenários são previsíveis, mas quando nós pensamos que já sabemos tudo sobre Marte, ele nos dá uma nova surpresa", comunicou Bruce Cantor, especialista da Malin Space Science Systems em São Diego.

A informação sobre o clima de Marte e sobre as tempestades locais é fornecida pela equipe científica através da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que permite acompanhar o desenvolvimento da situação no planeta. 

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: