Ciência & Tecnologia

Astronauta diz que é só "questão de tempo até um grande asteroide nos atingir"

Rusty Schweickart, que participou da missão Apollo, teme que um choque poderia acabar com a vida na Terra

Sábado - 03/12/2016 às 11:12



Foto: Reprodução Planeta Terra
Planeta Terra

Um programa internacional coordenado por países europeus está trabalhando para preparar a Terra para uma ameaça de sofrer um impacto de um asteroide. O ex-astronauta Rusty Schweickart, que participou da missão Apollo, teme que um choque poderia acabar com a vida no nosso planeta.

Segundo publicação do UOL, em entrevista, o astronauta contou que este choque do asteroide com a Terra poderia significar o fim da nossa civilização. Em curto prazo, outros problemas que a humanidade enfrenta, como vírus mortais e mudanças climáticas, por exemplo, podem ser mais importante, mas a longo prazo dificilmente haja algo mais importante que os asteroides.

´´Nós não conhecemos os dinossauros pessoalmente, mas sabemos que eles foram eliminados por um impacto de asteroide. Os asteroides já atingiram a Terra milhões de vezes. Podemos vê-los como estrelas cadentes todas as noites. Quando eles são maiores, as coisas ficam complicadas. É só uma questão de tempo até que um grande nos atinja. E já que podemos fazer algo a respeito, deve fazê-lo``.

Comparando a ameaça do asteroide com uma guerra nuclear, Schweickart explica que a guerra seria uma catástrofe, mas não nos extinguiria, pois "não temos poder suficiente para tanto. Um asteroide poderia ter esse poder".

O astronauta conta que se estivermos na mira de um esteroide grande, podemos prever com décadas de antecedência e nos preparar, mas os pequenos também preocupam. "A qualquer momento que pudermos salvar vidas ou evitar a destruição de propriedades, devemos fazê-lo. Precisamos de sistemas de alerta antecipado, tecnologias para desviar um asteroide - e precisamos de preparo político também. Deve estar claro quem deve decidir o quê, quem lança os foguetes, quem apresenta a conta a seus cidadãos. Essa é uma decisão planetária. Precisamos fazer isso juntos. Ou não acontecerá", explicou.

´´Pela primeira vez na história, temos a oportunidade de mudar o trajeto de um corpo celeste. Vamos perceber do que estamos falando aqui. Estaríamos modificando ligeiramente a mecânica de nosso sistema solar para aumentar nossa chance de sobrevivência. Isso é gigantesco!``

O astronauta contou que estas missões não precisariam de humanos a bordo, isso deixaria a missão dez vezes mais cara, sendo que elas podem ser teleguiadas. "Precisamos é de um robô para fazer o serviço, mais barato e mais rápido", concluiu.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: