Ciência & Tecnologia

Asteroide passa hoje pela Terra a uma distância menor que a da Lua

Só neste ano, este é o 18º asteroide conhecido que sobrevoa o planeta a uma distância menor que a lunar

Sexta - 02/03/2018 às 12:03



Foto: Reprodução Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Um asteroide que mede entre 5,6 e 12 metros se aproximará da Terra nesta sexta-feira (2) e passará a aproximadamente 111.300 quilômetros. A distância é consideirada próxima, menos de um terço da distância média que separa nosso planeta da Lua. No entanto, não existe a possibilidade de colisão.

Segundo destaca o UOL, o asteroide se chama 2018 DV1. Dados do Laboratório Jet Propulsion da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, explicam que o objeto espacial viajará a uma velocidade de aproximadamente 6,5 quilômetros por segundo e alcançará sua distância mínima da superfície terrestre às 5h54 GMT (2h54 em Brasília).

Só neste ano, este é o 18º asteroide conhecido que sobrevoa o planeta a uma distância menor que a lunar, que equivale a aproximadamente 385 mil quilômetros, e é o sexto mais próximo.

O asteroide foi classificado como Near Earth Object (NEO, "Objeto Próximo da Terra", em tradução livre), ou seja, que passa em sua órbita ao redor do Sol a menos de 50 milhões de quilômetros da Terra, um terço da distância entre a Terra e o Sol.

O asteroide 2018 DV1 foi avistado pelo telescópio Mount Lemmon Survey situado no Arizona.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: