Assis Carvalho e Pedro Calixto disputam presidência do PT no Piauí

O Processo de Eleições Direta do PT acontece em todo país neste domingo


Assis Carvalho e Pedro Calixto

Assis Carvalho e Pedro Calixto Foto: Montagem/PiauíHoje

Atualizado às 13h

O governador Wellington Dias, que apoia a chapa de Assis Carvalho, compareceu na Unidade Escolar Engenheiro Sampaio por volta das 10h para participar da votação. Na ocasião, o governador pediu votos para seu candidato.

A primeira-dama do Estado, Rejane Dias e a senadora Regina Sousa também já votaram por volta de meio-dia.

No Piauí são 32 mil petistas aptos a votar, sendo 9.200 somente em Teresina. A votação acontece desde às 9h e segue até às 17h. O resultado está previsto para sair até às 21h.

Matéria original às 8h30min

O novo presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) será escolhido neste domingo (9). São 190 municípios do Piauí que participam do Processo de Eleições Diretas, que ocorre em todo país de 9h às 17h. Em Teresina, a votação acontece na Unidade Escolar Engenheiro Sampaio, situada na avenida Campos Sales, Centro-Norte. No Piauí são duas chapas que dividem votos entre os candidatos Assis Carvalho, deputado federal, e Pedro Calixto, atual vice-presidente. O novo presidente vai substituir a senadora Regina Sousa.

Eleições Diretas do PT em Teresina

A escolha dos filiados em todos os níveis (nacional, estadual e municipal) ocorre em três etapas em todo o Brasil. São 62.748 filiados que se apresentaram para concorrer às direçõesdo PT para os próximos dois anos.Nesta primeira fase, os filiados votam em eleições diretas para presidentes municipais, chapas de dirigentes municipais e chapa estadual. 

Em 10 municípios piauienses haverá disputa entre chapas municipais: Água Branca, Altos, Amarante, Angical, Floriano, Guaribas, Juazeiro, Manoel Emídio, Parnaíba, Teresina. Nos demais municípios haverá candidato e chapa únicos.

 A segunda etapa será em maio. Nesta fase, os delegados municipais eleitos votarão para escolher o presidente estadual. Em junho, acontece a última fase, com os delegados estaduais eleitos escolhendo o(a) presidente(a) nacional, durante o 6º Congresso, em Brasília, que leva o nome de Marisa Letícia Lula da Silva, militante histórica que foi casada com o ex-presidente Lula, falecida este ano.

Eleições Diretas do PT em Teresina
Eleições Diretas do PT em Teresina

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: