Chapa de Assis Carvalho vence com folga a eleição no PT do Piauí; Diretório de Teresina terá segundo turno

Mais de 32 mil filiados estavam aptos a votar; eleição movimentou a militância


Assis e Paixão fizeram dobradinha em Teresina

Assis e Paixão fizeram dobradinha em Teresina Foto: Arquivo dos candidatos

Faltando pouco mais de 2% dos votos a serem apurados, a chapa 413, liderada pelo deputado federal Assis Carvalho venceu a chapa 479, liderada pelo atual vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, Pedro Calisto. 

Esse resultado garante que Assis contará com quase dois terços dos delagados que elegerão o novo presidente do PT no Piauí, no Congresso a ser realizado dia 7 de maio. Pelos números, Assis deverá assunir a presidência do PT anda em maio deste ano.

Através da eleição interna, o PT defeine os delegados que vão participar das eleições para as direções estadual e nacional e também  os que vão participar do congresso nacional do partido, marcado para junho.

Para eleição do PT no Piauí estavam aptos a votar 32 mil filiados. Destes,  9,2 mil são só de Teresina. Mais de 10 mil compareceram às urnas. 

PARTIDO FORTALECIDO - A senadora Regina Sousa, atual presidente do PT no Piauí disse que a eleição fortalece o partido. Para ela, o PT mostrou que tem força e sua militância não se abala com os ataques que o partido tem sofrido dos seus inimigos. 

Regina Sousa defende que, agora, depois de passadas as eleições, os petistas se unam para restabelecer a democracia no País através das manifestações e do voto. "Temos que eleger nosso presidente em 2018 e retomar as conquistas sociais que estão sendo destruídas pelo governo ilegítimo de Temer", diz a senadora 

EM TERESINA TERÁ SEGUNDO TURNO  Pelos números até agora divulgados, o ex-vereador Gilberto Paixão, lidera a votação para o Diretório do PT em Teresina. Mas não obteve maioria suficiente e o pleito vai para segundo turno. Paixão vai disputar com Nayara Costa, uma jovem liderança que se destaca dentro do PT. Gilberto Paixão fez campanha ao lado do deputado federal Assis Carvalho,  que disputou o Diretório Estadual do Partido.

Em Teresina, a eleição do PT ocorreu no Colégio Estadual Engenheiro Sampaio, na avenida Campos Sales, Zona Norte da cidade. O governador Wellington Dias votou por volta das 10 horas e depois viajou para Picos, onde cumpriu agenda administrativa.

UNIÃO PRA VENCER EM 2018 - O deputado Assis Carvalho disse que a eleição ocorreu dentro das expectativas e do que ele e seu grupo haviam planejado. Ele espera unir os petistas e fortalecer o PT para enfrentar os "adversários que tentam de tudo para destruir e desmoralizar o partido. Eles não vão conseguir. Nós vamos vencer de novo em 2018", disse o deputado em conversa com militantes no início da tarde.

Fonte: Senadora Regina Sousa

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: