Assassino de embaixador russo protegeu presidente turco por oito vezes

A cerimônia fúnebre do embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, será nesta quinta-feira


Assassino do embaixador russo

Assassino do embaixador russo Foto: Sputnik Brasil

Antes de assassinar o embaixador russo em Ancara, Mevlut Mert Altintas, de 22 anos, protegeu o presidente Recep Tayyip Erdogan oito vezes. Ele teria trabalhado como segurança presidencial após a tentativa de golpe de Estado na Turquia, em julho. Na segunda-feira (19), Altintas disparou pelo menos oito vezes contra o embaixador Andrei Karlov, que estava em uma galeria de arte.

A imprensa local afirma que o assassino fez parte da unidade antidistúrbios da polícia por dois anos e meio. Em julho, teria deixao a unidade para integrar o grupo de segurança de Erdogan.

Segundo a AFP, o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, disse ao secretário de Estado americano, John Kerry, que um inimigo de Erdogan foi mentor da morte do diplomata russo.

Este homem seria o pregador Fethullah Gülen, acusado por insitgar a tentativa de golpe de julho. Gülen vive em exílio ns Estados Unidos. A ligação vem sendo investigada por autoridades turcas. A cerimônia fúnebre do embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, será nesta quinta-feira.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: