Assassinatos no PI tiveram aumento de 20% em agosto, segundo Sinpolpi

assassinatos aumento pesquisa sinpolpi


O número de assassinatos no Piauí voltou a ter um aumento substancial no mês de agosto que registrou um total de 41 casos. Este número é cerca de 20% maior do que os dados registrados em julho quando 34 pessoas foram vítimas de homicídios no Estado. Os números são de uma pesquisa mensal elaborada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi).


Segundo o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, a Capital, mais uma vez, foi o município que sozinha registrou mais crimes do que o restante do Estado. Foram 23 assassinatos em Teresina contra 18 em outros municípios. Além de Teresina os destaques negativos foram Parnaíba, mais uma vez, com quatro homicídios, seguido de Altos, União e Alegrete do Piauí, com dois casos cada um.

Os crimes de União foram registrados no povoado de Novo Nilo. Já os dois casos de Alegrete do Piauí, pequeno município da Região de Picos tiveram como vítimas dois irmãos gêmeos de 16 anos, mortos dentro de casa em um crime que abalou toda a região.

Segundo ainda os dados da pesquisa, a maioria das vítimas, em um total de 23, tinham entre 22 e 46 anos, justamente a idade mais produtiva do individuo. Em 27 dos 41 casos as vítimas foram mortas tendo a arma de fogo como instrumento. Os mortos por armas brancas somaram 11 casos e houve dois crimes praticados com mais de um instrumento diferente.

Dentre as ocupações, sete eram lavradores, seis estudantes, 10 desempenhavam outras atividades, 11 não tiveram as suas ocupações divulgadas e em seis casos as vítimas eram ex-detentos. A pesquisa é feita com base nas notícias divulgadas pelos meios de comunicações do Estado, principalmente jornais impressos e portais de internet e tem por finalidade medir o índice de violência praticado no Estado.

Dentre os principais motivos, as brigas de gangues em disputas pelos pontos de tráficos registraram seis casos, os passionais foram quatro casos e as brigas por rixa ou vinganças tiveram sete crimes. Em 11 casos não foi possível determinar o motivo do delito.

MULHERES – Outro dado alarmante da pesquisa é de que quatro das vítimas, ou cerca de 10% do total eram do sexo feminino, número que demonstra o aumento da violência contra as mulheres no Piauí . Duas eram estudantes, uma dona de casa e a outra, comerciante e uma delas tinha apenas 14 anos. Dois destes crimes aconteceram em Teresina, o terceiro em Altos e o outro em Picos.

Fonte: Da redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: