Arte e Cultura

Artistas protestam contra abertura de rua na praça Pedro II

O portal Entrecultura reuniu depoimento de vários artistas e gente ligados à cultura

Segunda - 16/01/2017 às 21:01



Foto: Reprodução Teatro 4 de Setemrbo, em Teresina
Teatro 4 de Setemrbo, em Teresina

Membros da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina sugeriram em reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), a abertura do tráfego de veículos na rua Antonino Freire, na Praça Pedro II, com o objetivo de melhorar o comércio no Centro da cidade. A sugestão é polêmica por que a abertura da via para o trânsito irá subtrair um dos espaços importantes para apresentação de manifestações artísticas e que faz parte do complexo da Pedro II, reconhecidamente, o centro cultural e histórico da cidade.

O portal Entrecultura, um importante veículo midiático da cultura do Piauí e da capital, reuniu diversos depoimentos de músicos, pintores, fotógrafos e gente ligados à cultura contra esse ato que, segundo eles, fere a memória e história de Teresina.

Confira os depoimentos:

 “A reabertura de 100 metros de uma rua não influencia na melhora ou piora do comércio. A preservação do patrimônio, restauração e a política de cultura implementada no último 1,5 anos devolveu ao centro mais de 100 mil pessoas. Todo esse público consumiu cultura produzida no Complexo e a circulação teve o comércio como beneficiário direto. Reabrir o pedaço de rua em frente ao teatro fere as leis de preservação do patrimônio – por sinal tombado. Qualquer pretensão dessa natureza necessita autorizo da Coordenadoria Estadual de Registro e Patrimônio que adianto é contra a iniciativa, pois estudos e laudos comprovam que a circulação de veículos provoca danos à edificação. Além disso, coloca em risco a circulação de pedestres pelo sítio tombado”.

Fábio Novo, secretário de cultura do Piauí

“Só quem não está preocupado com a cultura e está pouco se lixando, é quem quer passar com os carros por cima”.

Roraima, cantor e compositor

“ Somos um Estado e uma cidade com pouca preocupação com o nosso patrimônio histórico e cultural. O Theatro 4 de Setembro é uma pequena pérola, uma casa de resistência simbólica da cultura, da história e qualquer esforço para preservá-lo é o mínimo que deve ser feito”.

André Gonçalves, Fotógrafo, artista e editor da revista Revestrés

“Um absurdo. Total No Sense”

Luizão Paiva, maestro e pianista

“A abertura da rua em frente ao Theatro 4 de setembro, Praça Pedro II e o abandonado edifício do Cine Rex, é mais que um absurdo, é um crime à memória e à cultura de Teresina”.

Adriano Abreu, Diretor do coletivo Piauhy Estúdio Das Artes

“Nós que fazemos o Clube Instrumental, projeto que há mais de 1 ano leva música de graça pra essa rua e que se tornou importante local de encontro para músicos e afins,  somos totalmente contra a reabertura dessa rua”.

Alexandre Rabêlo Jr., músico e compositor.

“Enquanto outros países civilizados distanciam o trânsito do centro histórico da cidade, aqui em Teresina parece que estamos trabalhando na contra-mão.”

João Vasconcelos, diretor do complexo cultural Clube dos Diários e Theatro 4 de Setembro.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: