Artesanato de Teresina encanta o público na 19ª Fenearte

A Fenearte é a maior feira de artesanato da América Latina


Foto

Foto Foto: Ascom

Os trabalhos feitos pelas mãos de artistas talentosos da capital piauiense foram destaque na 19ª edição da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife-PE.

O evento terminou no último domingo (15), e contou com a participação de grupos de artesãos de Teresina. Ao todo, foram doze dias de feira, que possibilitou a comercialização das peças desenvolvidas pelos artesãos teresinenses. Isso graças ao apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), que garantiu o espaço para dar visibilidade à produção artesanal da cidade.

"É uma grande alegria poder ofertar essa visibilidade ao rico artesanato de Teresina em um evento como a Fenearte, que é a maior feira da América Latina. Nós entendemos que um dos maiores desafios de quem produz artesanato é a comercialização, e, por isso, não medimos esforços para inserir essa produção em grandes feiras para que eles possam vender e gerar renda para as suas famílias", ressalta Ricardo Bandeira, secretário municipal de Economia Solidária.

A artesã Marília Suerli, da Associação Brincando de Bonecas, participou do evento, levando bonecas de tecido para expor e comercializar na Fenearte. Ela comemora a oportunidade de mostrar o seu trabalho.

"Participar de uma feira como essa é uma oportunidade única. Levamos as bonecas da associação, e o movimento foi ótimo, as vendas também. Queremos voltar no próximo ano", destacou Marília.

Quem passava pelos stands se encantava com os trabalhos dos artesãos teresinenses, como foi o caso da professora Sônia Carvalho, que não escondeu a admiração pelas peças. "Nossa! Cada trabalho é mais lindo que o outro. Eu sempre venho nessa feira e fico encantada. O artesanato de Teresina é lindo, amei tudo", disse.

De acordo com os dados da organização, a Fenearte movimentou R$ 43 milhões em negócios e teve 320 mil visitantes. Todos os anos, a Prefeitura de Teresina, por meio da Semest, possibilita a participação do artesanato local no evento. Nessa edição, além das bonecas de tecido, da "Brincando de Bonecas", foi possível encontrar peças como bordados (ACCBT Bordados), brinquedos de madeira (Mistura de Arte) e arte santeira nos dois stands que pertenciam ao município.

"Fizemos boas vendas, o stand da Prefeitura estava muito bonito e isso atraia as pessoas, a movimentação foi muito grande. Levamos peças de mestres já renomados e de mestres mais novos de Teresina. Agradecemos à Semest por essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho em um evento desse porte", concluiu o mestre Francisco Filho.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: