Arqueólogos encontram registro mais antigo de cão domesticado no Brasil

O primeiro e segundo molares esquerdos da maxila de um cão doméstico datam de cerca de 1,6 mil anos atrás e foram encontrados durante uma escavação


Registro antigo de cão doméstico

Registro antigo de cão doméstico Foto: Reprodução

Arqueólogos registraram as primeiras evidências de cães domésticos no Brasil. Dois dentes do animal foram encontrados em um sítio arqueológico conhecido como Cerrito, em Pelotas (RS), no sul do Estado.

De acordo com o ZH Notícias, o local, às margens da Lagoa dos Patos, teria sido ocupado por grupos de caçadores-coletores. O primeiro e segundo molares esquerdos da maxila de um cão doméstico datam de cerca de 1,6 mil anos atrás e foram encontrados durante uma escavação.

O artigo da descoberta foi publicado no International Journal of Osteoarchaeology. Grupos humanos parecem ter ocupado o local entre 2 mil e 1 mil anos atrás sobrevivendo da caça e da pesca.

Uma série de exames microscópicos e comparações anatômicas com outras espécimes de cão foram realizados pelos escavadores para confirmar que estes remanescentes eram de um cão domesticado.

Há ainda algumas evidências sobre o que o cão costumava comer: análises indicaram uma dieta potencialmente marinha, embora os cientistas estejam realizando mais investigações para confirmar esses resultados iniciais.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: