Mundo

Argentinos fazem fila por vacina de febre amarela para vir ao Brasil

No entanto, segundo informaram fontes do hospital à agência estatal Télam, só tomaram a vacina aproximadamente 300 pessoas.

Domingo - 21/01/2018 às 12:01



Foto: www.clarin.com Argentinos fazem fila por vacina
Argentinos fazem fila por vacina

Centenas de pessoas voltaram neste sábado (20) a formar longas filas em centros de saúde de Buenos Aires e nos arredores para se vacinar contra a febre amarela antes de viajar para o Brasil. O Hospital Posadas, em Palomar, era um dos locais onde havia cerca de mil pessoas em busca da vacina. No entanto, segundo informaram fontes do hospital à agência estatal Télam, só tomaram a vacina aproximadamente 300 pessoas.

Os cidadãos se queixam de que muitos centros privados e públicos de Buenos Aires e outras localidades da província homônima não contam com doses. Isto ocorre porque, nos últimos dias, centenas de pessoas procuraram a vacina alertadas pelo surto de febre amarela que afeta o Brasil. Concretamente, na sexta-feira (19), dezenas de viajantes compareceram a centros públicos da cidade para receber, por ordem de chegada, uma senha para tomar a vacina, já que a quantidade de dose aplicada diariamente é limitada.

Isto provocou a formação de longas filas nas quais os cidadãos tiveram que esperar entre três e seis horas para se imunizar, levando em conta que a vacina deve ser aplicada com pelo menos dez dias antes da viagem, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Várias pessoas consultadas pela agência EFE em um dos centros públicos com mais vacinas (por volta 700) lamentaram a falta de habilitação de mais locais públicos. Os centros privados também a aplicam as doses, mas cobram 500 pesos (US$ 26) e não têm cobertura do seguro-saúde. Por causa das queixas pelas longas esperas, o Ministério de Saúde argentino informou neste sábado às linhas aéreas que operam para o Brasil que não é necessário que os viajantes apresentem um certificado de vacinação para entrar no país.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: