Esportes

Araújo volta ao Fortaleza com desafio de comandar o clube na temporada

Flávio Araújo volta ao Fortaleza temporada inteira

Terça - 01/12/2015 às 14:12



 Em sua terceira passagem pelo Fortaleza, Flávio Araújo sonha agora com algo que não teve em seus dois primeiros trabalhos no clube: tempo. A primeira experiência, em 1999, durou pouco mais de cinco meses. Na época, ele ainda dava os primeiros passos na carreira, vindo de bons trabalhos em equipes modestas do Estado.

A chegada ao Pici ocorreu em setembro, para comandar a equipe na Série C do Brasileiro. Após campanha razoável no Nacional, o Leão entrou no segundo milênio disposto a acabar com um jejum de sete anos sem títulos estaduais.

A temporada, contudo, começou de forma frustrante. O time acabou eliminado na semifinal do 1° turno do Estadual nos pênaltis, para o Juazeiro, em pleno estádio Presidente Vargas. Flávio Araújo não resistiu e entregou o cargo.

Apesar da queda, os números de sua primeira passagem são interessantes. Em 11 jogos, conquistou 8 vitórias, teve ainda um empate e duas derrotas. Um aproveitamento de 75,7% dos pontos disputados. O ataque, sob seu comando, marcou 24 gols e tomou 12.

O retorno ao Pici só ocorreu 10 anos depois. Em 2010, voltou ao Leão mais amadurecido e com outro status, após conduzir o Icasa ao acesso para a Série B em 2009 e garantir a permanência do time na competição no ano seguinte. Naquela ocasião, assumiria o time para iniciar um trabalho do zero, em novembro, uma semana antes do início da pré-temporada.

Mais uma vez, o Campeonato Cearense foi o calo no sapato do treinador. Em abril de 2011, após uma derrota de 3 a 0 para o Horizonte, no estádio Alcides Santos, Flávio pediu demissão, não resistindo ao mau momento da equipe.

O balanço de sua segunda passagem não foi tão positivo quanto o da primeira. Em 23 jogos, foram 13 vitórias, três empates e sete derrotas. Um aproveitamento de 60,8%. Com ele, o time marcou 44 gols e tomou 27.

Ao analisar esse cenário com o atual momento, Flávio destacou sua evolução como técnico, marcada pela conquista de mais quatro acessos no Campeonato Brasileiro, por Sampaio Corrêa (duas vezes), América-RN e River, seu último clube.

“Em primeiro lugar, em 2011 eu tinha 48 anos, mudou a idade. E também experiência, conhecimento, comportamento, visão... Muda muita coisa em cinco anos”,disse o treinador.

Histórico de Flávio Araújo no Fortaleza

1ª passagem (1999-2000):

Jogos: 11
Vitórias: 8
Empates: 1
Derrotas: 2
Gols marcados: 24
Gols sofridos: 12
Aproveitamento: 75,7%

2ª passagem (2010-2011):

Jogos: 23
Vitórias: 13
Empates: 3
Derrotas: 7
Gols marcados: 44
Gols sofridos: 27
Aproveitamento: 60,8%.

Fonte: opovo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: