Economia

Aproveite a restituição do IR para investir e ganhar uma grana extra

Especialista dá dicas sobre as melhores formas de investir sem correr riscos e com boa rentabilidade

Quarta - 02/11/2016 às 14:11



Foto: Reprodução Real
Real

Que tal aproveitar a restituição do Imposto de Renda para investir e conseguir uma grana extra? Segundo especialistas, depois de colocar as contas em dia, é hora de apostar em fundos de renda fixa, que oferecem baixo risco e rentabilidade significativa. Isso porque ninguém quer arriscar muito em tempos de crise, certo?

Mas atenção, alerta Arthur Farache, sócio-diretor do Desfixa: no Brasil existem algumas particularidades que fazem com que os investidores mais desavisados acabem sendo pegos de surpresa.

A poupança pode ser considerada uma dessas "cascas de banana". Com inflação alta e o rendimento da caderneta em 0,5% ao mês, o poupador, na maior parte das vezes, está perdendo dinheiro. As informações são do IG.

Segundo Arthur Farache, existem mais de 20 tipos diferentes de investimentos deste tipo, com níveis de risco similares, que remuneram muito melhor, passando pelos mais conhecidos - como títulos públicos e privados - a papéis de bancos, empresas e fundos de investimento classificados como renda fixa. 

Ainda de acordo com o IG, outro ponto importante é que alguns títulos têm isenção de impostos. Isso muda muito o retorno econômico do investimento e, às vezes, confunde o investidor.

Sobre as surpresas negativas, vale ficar atento aos fundos de investimento oferecidos por grandes bancos. Neles, os investidores pagam altas taxas de administração, que chegam até 2% ao ano. Nestas situações, quando se soma inflação e tributos, o investidor acaba perdendo dinheiro.

Também é importante tomar cuidado com os Títulos de Capitalização e os Consórcios, pois muitas pessoas enxergam estes modelos como um tipo de poupança forçada. 

Fonte: Notícias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: