Geral

Aprovados 30% das verbas do BNDES para Nordeste

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 244 votos a 199, a emenda do deputado André Figueir

Quarta - 13/05/2015 às 13:05



Foto: Reprodução Seca
Seca
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 244 votos a 199, a emenda do deputado André Figueiredo (PDT-CE) à Medida Provisória 663/14, que direciona 30% dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a financiamentos para tomadores situados nas regiões Norte e Nordeste.

Vários deputados da base do governo e da oposição cobraram a aprovação da emenda. O líder do Pros, deputado Domingos Neto (CE), disse que a defesa dos recursos do BNDES para as regiões segue o que defende a Constituição para reduzir as desigualdades regionais.

Já o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), manifestou-se contra a cota regional para o BNDES. “Eu não faço política de discurso fácil. Não sou deputado regional, sou deputado do Brasil e, por isso, não posso pensar em uma região, desvinculada das outras”, afirmou.

\"\"Seca (Foto: Reprodução)
Guimarães disse, no entanto, que nunca houve governo que investiu tanto na região quanto os governos do PT. Ele citou diversas ações do governo federal para apoiar a situação do Nordeste, como a transposição do rio São Francisco.

O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), no entanto, criticou a posição do governo. “Não pode ser esta a atitude do governo que quer ajudar a região. PT votando contra o Nordeste, a viúva e o desempregado”, disse.

O deputado Hugo Leal (Pros-RJ) lembrou que o Norte e o Nordeste já têm bancos de fomento regionais – o Basa e o Banco do Nordeste – e não necessitariam de recursos específicos do BNDES.

A MP 663 aumenta em R$ 50 bilhões o limite de recursos que o BNDES poderá emprestar com subvenção econômica da União, totalizando R$ 452 bilhões.

Fonte: Congresso em foco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: