Geral

Apresentada a 1a prótese de mão feita em impressora 3D

mão impressora 3D apresentada

Sexta - 24/04/2015 às 00:04



Foto: divulgação Mão feita em impressora 3D
Mão feita em impressora 3D
 A primeira prótese de mão feita em uma impressora 3D finalmente ficou pronta após anos de testes. Leve e resistente, a peça está sendo um sucesso nas experiências iniciais em pessoas.

A mão artificial só pôde ser realizada devido a um acordo entre o Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) e o Instituto Nacional para a Segurança Contra os Infortúnios do Trabalho (Inail). O objetivo era o desenvolvimento de próteses tecnologicamente avançadas com investimentos conjuntos de cerca de 11,5 milhões de euros.

"É uma mão \'verdadeira\' e simples de usar", afirmou o criador do projeto e diretor do centro de pesquisas "Piaggio", da Universidade de Pisa, Antonio Bicchi.

A mãe fabricada em material plástico e com alguns componentes metálicos, é robusta, leve e flexível. Um tendão artificial permite reproduzir movimentos naturais, enquanto dois sensores capturam os sinais dos músculos.

"A mão custará o mesmo que uma scooter" e deverá estar à venda até 2017, afirmou o diretor científico do IIT, Roberto Cingolani.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: