Geral

Apresentações marcam Dia da Mulher na Penitenciária Feminina

Banda Justiça Fábio Novo Cultura Dia Internacional da Mulher

Quarta - 09/03/2016 às 13:03



Foto: Sejus Penitenciária Feminina de Teresina
Penitenciária Feminina de Teresina
A Secretaria de Estado da Justiça promoveu, nessa terça-feira (8), programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher com eventos culturais durante todo o dia na Penitenciária Feminina de Teresina. O evento contou com apresentação do grupo de teatro Mulheres de Aço e de Flores, formado por reeducandas da unidade; da banda Asacordes, também composta por detentas; e doação de livros pela vice-governadora Margarete Coelho e pelo secretário da Cultura, Fábio Novo.

Os livros serão usados nos projetos de educação desenvolvidos na Penitenciária Feminina e em outras unidades prisionais, ajudando os reeducandos nas atividades de ensino e aprendizagem. O espetáculo apresentado pelo grupo de teatro da Feminina foi Cartas de Minha Vida. Já, a banda Asacordes executou o Hino do Piauí. A programação também contou com apresentação musical do cantor Isaque Folha.

"É louvável o trabalho de ressocialização que a Secretaria da Justiça está desenvolvendo com essas mulheres, por meio do teatro e da música. Parabenizo todas as mulheres por esta data, principalmente as que estão presas, mas que nunca desistiram de buscar seus sonhos", afirma Margarete Coelho, destacando a importância dos trabalhos sociais desenvolvidos junto às mulheres privadas de liberdade.

A reeducanda Rafaela Gregório de Sousa faz parte do projeto de teatro e relata que o grupo teatral aumentou a força de vontade para buscar seus objetivos de vida. "O teatro fez com que eu corresse atrás do meu sonho, para mostrar a todos que sou capaz de mudar e fazer o melhor. O grupo mudou minha vida. Hoje, no Dia da Mulher, interpretar uma peça sobre a Frida é sem palavras, porque todas nós, mulheres, temos um pouco da garra dela em nós", declara Rafaela.

O secretário da Justiça, Daniel Oliveira, reforçou o compromisso da secretaria no trabalho de ressocialização e humanização do sistema prisional. "Estamos consolidando uma das diretrizes da Sejus no trabalho de ressocialização e reafirmamos nosso compromisso em defesa dos direitos das mulheres. Vamos avançar ainda mais no trabalho que tem sido desenvolvido para nos tornarmos um modelo de ressocialização para todo o Brasil", destaca o gestor.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: