Apple teria encerrado produção de iPad no Brasil

É um fim melancólico para um setor que chegou a ter 2.000 empregados em 2012


iPad

iPad Foto: chezsadias.wix.com

Segundo fontes consultadas pelo jornal Gazeta do Povo, a Apple teria encerrado a fabricação de iPad em solo brasileiro em virtude das baixas vendas do tablet no mundo todo. As fontes que pediram anonimato revelaram que há 20 dias a produção está encerrada na fábrica da Foxconn erguida em Jundiaí, estado de São Paulo.

Dos 130 funcionários que ainda trabalhavam no setor dedicado ao iPad, setenta já teriam sido demitidos. Dos restantes, alguns se encontram em licença, outros foram transferidos para setores administradores e os demais estão realizando o desmanche dos equipamentos utilizados na fabricação e estão inseguros sobre seu futuro na empresa. É um fim melancólico para um setor que chegou a ter 2.000 empregados em 2012, no auge da produção do tablet no país.

Nem a Apple, nem a Foxconn negaram ou confirmaram os rumores. De acordo com uma das fontes do Gazeta do Povo, “o iPad, embora pequeno, tinha um papel fundamental [na operação nacional]. Com o encerramento da produção, muitas coisas ficaram incertas. Vai ter um impacto grande”. A produção do iPhone continua normalmente na fábrica, mas, segundo outra fonte, “o desânimo de quem trabalha lá é evidente”.

A Foxconn levantou a fábrica em Jundiaí em 2011 e no ano seguinte se tornou a primeira unidade no mundo a fabricar produtos da Apple fora da China. Acreditava-se que a produção local reduziria o valor do iPhone e do iPad nas prateleiras nacionais, mas a maxi-valorização do dólar nos anos seguintes manteve os preços no topo, acima da inflação.

Fonte: Código Fonte

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: