Ciência & Tecnologia

App Meu INSS diz quanto tempo falta para a pessoa se aposentar

Serviço oferece simulador de aposentadoria baseado no tempo de contribuição do cidadão.

Sábado - 05/05/2018 às 19:05



Foto: G1 - Globo.com Meu INSS
Meu INSS

O Meu INSS é um aplicativo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para Android e iPhone (iOS) que permite descobrir quanto falta para iniciar a aposentadoria por tempo de contribuição. Dessa forma, mesmo sendo uma simulação, o recurso ajuda a saber se é hora de agendar atendimento em um dos postos do INSS para confirmar se o benefício está mesmo disponível.

O app também permite consultar extrato, tabela de pagamento ou atraso de depósito de empregadores, entre outros dados da previdência. Saiba como usar o simulador de aposentadoria do app Meu INSS no tutorial abaixo.

Simulação manual

Passo 1. Mesmo sem um cadastro no aplicativo é possível usar a calculadora de aposentadoria. Para isso, selecione a opção “Simulação de tempo de contribuição” no menu inicial e preencha o primeiro campo com sua data de nascimento.

Passo 2. Toque em “Adicionar vínculo” para inserir períodos de contribuição com o INSS, seja derivado de emprego com carteira assinada ou via contribuição individual. Preencha as datas de início e término no calendário.

Passo 3. Depois de preencher todos os períodos de contribuição, toque em “Simular” para ver um resumo. O app Meu INSS mostra no topo o tempo de contribuição total calculado a partir dos dados fornecidos. Abaixo, o programa exibe o período faltante para a aposentadoria.

Simulação automática

O usuário não precisa preencher os dados de contribuição manualmente se já tiver ou efetuar na hora um cadastro no programa de registro único Cidadão.br do Governo Federal. Para verificar quanto tempo falta para se aposentar com a sua conta, confira os passos abaixo.

Passo 1. Na tela inicial do aplicativo, toque no ícone do topo para abrir o menu de conta e selecione “Login”.

Passo 2. Se já tiver uma conta no Cidadão.br, insira e-mail e senha da conta. Caso contrário, toque em “Cadastre-se” para inserir seus dados pessoais e obter uma senha provisória. Ao completar o login, será preciso autorizar o app Meu INSS a obter seus dados disponíveis no sistema previdenciário.

Passo 3. Note que, após o login, todas as funções do Meu INSS estarão desbloqueadas. A seguir, acesse a opção “Simulação de tempo de contribuição” para obter a informação na hora de acordo com seus dados oficiais no sistema do Governo.

Fonte: Tech Tudo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: