Mundo

Após passagem do Irma Furacão José se aproxima de Sotavento

O Furacão José, de categoria 4, perdeu um pouco de força neste sábado enquanto se aproxima das Ilhas de Sotavento

Sábado - 09/09/2017 às 16:09



Foto: G1 - Globo Furacão José
Furacão José

O Furacão José, de categoria 4, perdeu um pouco de força neste sábado enquanto se aproxima das Ilhas de Sotavento com ventos máximos constantes de 230 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. O furacão, que chega às Pequenas Antilhas após a passagem do Furacão Irma, está 260 quilômetros ao leste das Ilhas de Sotavento e se move na direção noroeste a 20 quilômetros por hora, trajetória que manterá nos próximos dias.

Segundo informou o NHC em seu último boletim, "o centro de José passará perto ou justo ao leste do norte das Ilhas de Sotavento" durante o sábado e nas próximas 24 horas se registrarão "algumas oscilações" de intensidade, após o que haverá um "enfraquecimento gradual".

Castigadas pela passagem de Irma, as ilhas de Saint Martin e Saint Barth sentirão hoje os efeitos do furacão, enquanto Barbuda e Anguila, Saba e Santo Eustáquio estão sob aviso de tempestade tropical. Os seus ventos podem ser sentidos a 55 quilômetros do olho do furacão, e os ventos com força de tempestade tropical se estendem até 220 quilômetros.

A ressaca ciclônica poderia elevar a água entre 30 e 90 centímetros acima do nível regular nas áreas costeiras sob aviso de furacão, acompanhada de ondas "grandes e destrutivas", segundo o centro meteorológico. O Furacão José é o mais forte do Atlântico depois que Irma perdeu força após tocar terra ontem à noite em Cuba e seus ventos serem agora de 215 quilômetros por hora. O Furacão Katia se transformou em tempestade tropical após chegar à costa do México. 

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: