Mundo

Após impeachment, Coreia do Sul

Além disso, o país disse que convocará eleições antecipadas em 9 de maio para escolher o sucessor de Park

Quarta, 15/03/2017 às 17:03



Foto: Divulgação Ex-presidente Park Geun-hye, destituída na semana passada após um escândalo de corrupção.
Ex-presidente Park Geun-hye, destituída na semana passada após um escândalo de corrupção.

A procuradoria da Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira (15) que pretende interrogar na próxima terça (21) a ex-presidente Park Geun-hye, destituída na semana passada após um escândalo de corrupção.

Além disso, o país disse que convocará eleições antecipadas em 9 de maio para escolher o sucessor de Park.

A mandatária sofreu impeachment sob a acusação de subornar conglomerados como Samsung, Hyundai e LG, a doarem a fundações de sua melhor amiga, Choi Soon-sil, em troca de favores.

Com o impeachment, Park perde o direito à imunidade e passa a ser passível de processo na Justiça criminal.

Park Geun-hye é a primeira presidente a ser deposta em um impeachment desde a divisão da Península Coreana, em 1948. O único a passar por processo similar foi Roh Moo-hyun, absolvido pela Justiça em 2004.

O Parlamento havia detonado o processo em dezembro. Agora, o primeiro-ministro Hwang Kyo-ahn continua como presidente em exercício até as novas eleições.

A aprovação do impeachment pela Suprema Corte da Coreia do Sul na quinta-feira passada (9) desatou uma onda de protestos contra e a favor de Park. Ao menos três apoiadores da mandatária morreram perto das manifestações -todos eram idosos.

Entre os principais nomes cotados para a sua sucessão, estão o opositor Moon Jae-in, seu rival na disputa à Presidência em 2012, e o ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ainda sem partido. Com informações da Folhapress.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: